A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

27/12/2017 20:56

Jovem que doou órgãos foi a 35ª captação da Santa Casa em 2017

Nyelder Rodrigues

A Santa Casa chegou a sua 35ª captação de órgãos em 2017 a partir do procedimento realizado na manhã desta quarta-feira (27) no hospital, onde um jovem de 18 anos, com morte encefálica constatada ao sofrer um traumatismo craniano, teve o coração, fígado, rins e as córneas captados.

Ao todo, foram captados quatro corações, quatro pulmões, 19 fígados e 56 rins neste ano. No caso de hoje, o coração foi encaminhado para Brasília (DF), enquanto fígado e um dos rins tiveram São Paulo (SP) como destino.

Já o outro rim permaneceu na Santa Casa para ser transplantado nas próximas horas, enquanto as córneas permaneceram no Banco de Olhos do hospital. Batedores do Corpo de Bombeiros ajudaram no transporte dos órgãos do Centro até a aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), na saída para Aquidauana.

Até novembro, a equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) realizou 75 entrevistas com familiares dos potenciais doadores. Destes, 30 autorizaram a doação dos órgãos, sendo que haviam registrados 105 potenciais doadores.

Se comparados com o mesmo período do ano passado, a quantidade de potenciais doares eram maior, porém, os números de familiares que autorizaram a doação foi de apenas 25.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions