ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Julgamento de juiz fica para maio, após desembargador voltar das férias

O Ministério Público denuncia fraude em precatórios milionários, lavagem de dinheiro e irregularidades em processos de inventários

Aline dos Santos | 04/02/2021 09:12
Tribunal de Justiça começou ontem julgamento do juiz afastado Aldo Ferreira da Silva Junior. (Foto: Reprodução)
Tribunal de Justiça começou ontem julgamento do juiz afastado Aldo Ferreira da Silva Junior. (Foto: Reprodução)

Com dois desembargadores se declarando suspeitos, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) abriu na tarde de ontem (dia 3) o julgamento do juiz afastado Aldo Ferreira da Silva Júnior. Contudo, pedido de vistas do desembargador João Maria Lós adiou a análise do Órgão Especial para 5 de maio.  Ou seja, só será pautado duas sessões depois de ele voltar das férias.

A discussão começou pelo processo de corrupção passiva. O magistrado também será julgado por peculato e uma segunda denúncia de corrupção. A ação tramita em segredo de Justiça. Primeiro, a transmissão do TJ no Youtube teve o som desativado.

 Depois, a imagem também foi retirada. Segundo extrato do julgamento divulgado pelo tribunal, o desembargador Claudionor Miguel Duarte sugeriu a reunião das três ações penais para julgamento em conjunto, mas a proposta foi rejeitada pelo relator Luiz Gonzaga Mendes Marques (relator) e Marcelo Rasslan.

A união das ações foi pedida pela defesa sob a justificativa de que as três denúncias se comunicam, a chamada conexão fático-probatória. Diante da questão de ordem, Lós pediu vista por duas sessões ordinárias após o retorno de suas férias. Desta forma, ficou agendado para 5 de maio.

Declararam-se suspeitos os desembargadores Paschoal Carmello Leandro e Ruy Celso Barbosa Florence. As denúncias da PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) são por fraude em precatórios milionários, lavagem de dinheiro e irregularidades em processos de inventários.

Num dos espólios, um dos herdeiros, que também foi denunciado pelo Ministério Público, revela que fez pagamento de R$ 100 mil por uma decisão favorável.  O juiz está afastado do cargo desde novembro de 2018 e, conforme o Portal da Transparência do TJMS, recebeu créditos de R$ 72.431 na folha de dezembro de 2020.

Nos siga no Google Notícias