ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Justiça determina reintegração de posse de imóveis no Jardim Canguru

Magistrados entenderam que invasão de 40 famílias prejudica as políticas públicas de urbanização e habitação popular.

Anahi Gurgel | 23/08/2017 17:33
Casas construídas pela Emha no Jardim Canguru. Região havia sido ocupada irregularmente por 40 famílias. (Foto: Fernando Antunes)
Casas construídas pela Emha no Jardim Canguru. Região havia sido ocupada irregularmente por 40 famílias. (Foto: Fernando Antunes)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou a reintegração de posse à prefeitura de Campo Grande, com demolição de construções, de área que havia sido ocupada por 40 famílias no Jardim Canguru, região sul, neste ano. 

A decisão, da 5ª Câmara Cível, é referente ao pedido de reintegração de posse de bem público solicitado pela Emha (Agência Municipal de Habitação). A área institucional está localizada no lote 01, na quadra 37 do bairro.

Na época, o oficial de justiça encarregado deixou de cumprir com a ação alegando que não havia suporte de força policial para retirar os moradores do local.

Um dos moradores chegou a ingressar com recurso para que permanecesse no imóvel, sob o argumento de que residia no local há bastante tempo.

O relator do processo, desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, optou por dar provimento à ação na expectativa de que houvesse uma conciliação entre as partes envolvidas, evitando, assim conflito social “na busca de casa residencial por famílias carentes”.

No entanto, a maioria seguiu o desembargador Sideni Soncini Pimentel, que votou pela reintegração imediata da posse por entender que os moradores não negaram a invasão irregular da área, sendo somente controvertida “a alegação de que a ocupação se deu há mais de ano e, contudo os documentos juntados nos autos não são suficientes para comprovar tal afirmação”.

No voto, o magistrado enfatiza que a demora na desocupação pode implicar problemas ainda maiores, considerando a construção precária e irregular dos imóveis e seus impactos nas políticas públicas de urbanização e habitação popular.

Nos siga no Google Notícias