ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com garantia de pagamento, sindicato encerra greve dos motoristas de ônibus

Prefeitura já enviou ofício ao Governo do Estado para antecipar o repasse

Por Kamila Alcântara e Mylena Fraiha | 18/12/2025 10:24

Após negociações entre Prefeitura de Campo Grande, Câmara Municipal e o Governo do Estado, o STTCU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande) confirmou, nesta manhã de quinta-feira (18), o início dos preparativos para a volta dos motoristas ao trabalho.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O transporte coletivo de Campo Grande deve ser normalizado após o governador Eduardo Riedel autorizar a antecipação do repasse de R$ 3,3 milhões para o pagamento das gratuidades estudantis. A decisão foi tomada após negociações entre a Câmara Municipal e o Governo do Estado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano, Demétrio Freitas, garantiu o retorno imediato dos motoristas após o pagamento. O presidente da Câmara Municipal, Epaminondas Vicente Neto, destacou a importância da mediação para solucionar a paralisação que afetou significativamente a população.

A decisão foi tomada após o governador Eduardo Riedel (PP) autorizar a antecipação do repasse de R$ 3,3 milhões, destinados ao custeio das gratuidades estudantis. Após a confirmação do Estado, uma reunião na Câmara formalizou o desfecho da paralisação há poucos minutos.

Demétrio Freitas, presidente do STTCU, afirmou que está certo o retorno, desde que o Consórcio Guaicurus cumpra a parte dele no acordo, com pagamento de 50% que ficaram faltando dos salários de novembro e o 13º, que vence amanhã.

"Não adianta pagar hoje e amanhã atrasar de novo. Precisamos que tudo seja pago para que o trabalhador volte com tranquilidade. A gente assume o compromisso de que, se fizer o pagamento, o trabalhador volta imediatamente. Já convoquei eles para comunicar e pode ter certeza que isso acontecer no decorrer do dia, os ônibus voltam hoje ainda."

O presidente da Câmara Municipal, Epaminondas Vicente Neto, o Papy (PSDB), destacou a gravidade da situação e o esforço para mediar a solução. “Campo Grande vem sofrendo absurdamente com a paralisação do transporte coletivo. Hoje, afastando qualquer tipo de julgamento, nós estamos aqui para dizer que a Câmara esteve imbuída de uma única missão: a defesa da população de Campo Grande, que ficou desassistida do transporte, sem deixar de lado a defesa dos trabalhadores, que estavam sem salário.”

Papy explicou o esforço para garantir a antecipação do repasse: “Eu disse ao Demétrio: se eu conseguir a antecipação, ou ao menos a sinalização de que ela é possível, que vocês retornem imediatamente. O sindicato assumiu esse compromisso conosco, validado pela Câmara.”

A solução foi possível após uma série de discussões, explicou; “O governador, apesar de ter muitos compromissos em todo o Estado, foi muito solícito, me atendeu até tarde daquela noite. Tivemos uma conversa longa, e ele precisou fazer levantamentos sobre a possibilidade fiscal e financeira do governo para essa antecipação. Ele me prometeu que hoje me daria uma resposta", contou o presidente da Câmara.

Ao Campo Grande News, o secretário estadual de Governo, Rodrigo Perez, confirmou que a última etapa para fechar o acordo foi cumprida hoje cedo. A prefeitura enviou ofício formalizando o pedido de antecipação e os trâmites seguem para liberação do dinheiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.