ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Justiça determina volta de 53 presos ao regime fechado após motim em presídio

Na Gameleira, os internos tinham o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia

Geisy Garnes | 14/11/2019 17:13
Motim ocorreu durante a madrugada no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (Foto: Arquivo)
Motim ocorreu durante a madrugada no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (Foto: Arquivo)

Após o princípio de motim no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, da madrugada desta quinta-feira (14), a justiça determinou a volta de 53 presos que cumprem pena na unidade ao regime fechado. A decisão é da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande.

Conforme o boletim de ocorrência, o motim ocorreu após uma tentativa de fuga. Internos da cela 114, do pavilhão D, quebraram a parede e tentaram escapar, mas foram impedidos pelos agentes penitenciários. A confusão começou durante a transferência desses presos para uma outra cela.

Os internos lideraram uma série de xingamentos e ameaças de morte contra os agentes. A situação logo se espalhou por todo o pavilhão. “Aqui quem manda é o PCC, o crime organizado. A cadeia é nossa. Vamos matar todo mundo nesse plantão. O brasil é nosso”, gritaram. Vários agentes foram ameaçados especificamente e até um chamado para greve foi feito pelos presos. Pelo menos oito celas foram danificadas.

Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a situação foi controlada rapidamente. Inicialmente os envolvidos na confusão foram isolados em celas disciplinares e logo após a decisão judicial, os internos sofreram a punição e retornaram ao regime fechado.

Na Gameleira, os internos tinham o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, mas retornavam à unidade durante à noite.

Ao Campo Grande News, André Santiago, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, afirmou que o episódio reforça o pedido da categoria por poder de enfrentamento dentro dos presídios. “O sindicato tem solicitado ao governo do estado justamente as condições de enfrentamento, de aparelhamento. Justamente para ter o controle do sistema prisional e ter mais eficiência ainda, até evitando a possibilidade desses motins”.

Conforme Santiago, o poder de policial aos agentes penitenciários foi garantido nacionalmente no dia no dia 6 de novembro, com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 372/17 na câmara dos deputados. Agora, segundo ele, falta apenas a criação da lei ordinária, que vai patronizar a contratação e as atribuições dos servidores.

“Com certeza os haverá um prazo de adaptação para os estados e o que pedido ao governo é que isso aconteço o mais rápido possível aqui. Temos notado interesse por parte da secretária de justiça e do governo para que isso aconteça”. A categoria ainda pede a contratação de todos os servidores aprovados no último concurso, que são aproximadamente 258 aguardando e um novo curso de formação para os remanescentes.

Nos siga no Google Notícias