ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Justiça Federal terá mutirão de acordos em Campo Grande em novembro

Semana Nacional da Conciliação ocorre entre os dias 3 e 6, com 2.840 audiências previstas em MS e SP

Por Guilherme Cavalcante | 15/10/2026 17:17
Justiça Federal terá mutirão de acordos em Campo Grande em novembro
Justiça Federal em MS fica na Avenida Ceará (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Moradores de Campo Grande com processos na Justiça Federal poderão buscar acordos durante a Semana Nacional da Conciliação, marcada para os dias 3 a 6 de novembro. A iniciativa faz parte de um mutirão que prevê 2.840 audiências em Mato Grosso do Sul e São Paulo, com atendimentos presenciais e virtuais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores de Campo Grande com processos na Justiça Federal poderão buscar acordos na Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 6 de novembro. O TRF3 prevê 2.840 audiências presenciais e virtuais em Mato Grosso do Sul e São Paulo, sobre benefícios previdenciários, danos morais, contratos bancários e processos da Caixa. O pedido de inclusão é feito pelo serviço Quero Conciliar. Em 2025, foram homologados 2.094 acordos, que somaram R$ 36,5 milhões.

A ação será realizada pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que abrange os 2 estados. Entre os assuntos que poderão ser negociados estão benefícios previdenciários, indenizações por danos morais, contratos bancários, recuperação de crédito e problemas relacionados à construção de imóveis.

Também estão previstas sessões envolvendo processos da Caixa Econômica Federal, questões ambientais, conselhos profissionais e acordos de não persecução penal.

Como participar – Pessoas que já possuem processos na Justiça Federal podem solicitar a inclusão das ações nas pautas de conciliação. Os tribunais também selecionam casos com possibilidade de acordo e convidam as partes envolvidas para participar das audiências.

O pedido pode ser feito pela página do Gabinete da Conciliação do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), por meio do serviço Quero Conciliar.

A iniciativa também contempla questões pré-processuais, permitindo que determinados conflitos sejam resolvidos antes da abertura de uma ação judicial.

Quem não conseguir participar do mutirão poderá ter o pedido analisado para inclusão em futuras pautas. As centrais de conciliação funcionam permanentemente, mesmo fora da programação nacional.

Resultados – Na edição de 2025, a Justiça Federal da 3ª Região homologou 2.094 acordos, que movimentaram R$ 36,5 milhões nos dois estados.

Promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) desde 2006, a Semana Nacional da Conciliação busca incentivar a solução de conflitos por meio de negociações, reduzindo a necessidade de prolongar disputas judiciais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.