ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Justiça frustra pedido para liberar 10 milhões do projetista do Aquário

A justificativa da defesa para nova tentativa foi laudo pericial favorável

Aline dos Santos | 22/07/2021 12:05
Aquário do Pantanal tem previsão de ser concluído em 2022. (Foto: Henrique Kawaminami)
Aquário do Pantanal tem previsão de ser concluído em 2022. (Foto: Henrique Kawaminami)

A Justiça frustrou nova tentativa da defesa do arquiteto que projetou o Aquário do Pantanal de desbloquear R$ 10,7 milhões. No ano passado, a liberação foi barrada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Já na última segunda-feira (dia 19), o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, não recebeu o pedido para reconsiderar a decisão sobre o bloqueio milionário.

O pedido partiu do arquiteto Massashi Ruy Ohtake, Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo Ltda e do engenheiro José Antônio Toledo Areias. A justificativa foi de que laudo pericial favoreceu a tese da defesa.

“Esta pretendida reanálise incidental não se justifica, pois tumultuaria o procedimento, com ofensa ao devido processo legal, já que estaria forçando uma manifestação judicial sobre provas num momento em que o conjunto probatório ainda não está completo e sem que seja colhida a impressão das partes sobre os elementos existentes. Esta manifestação, como se sabe, virá apenas ao final, com as alegações finais e, depois, com a sentença”, afirma o magistrado.

Na ação de dano ao erário, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) denuncia  ilegalidades na contratação da  empresa Fluidra, que assumiu serviço antes destinado à construtora Egelte, mas que acabou com a outra empresa depois de revisão do projeto de suporte à vida.

A Fluidra seria responsável pela implantação do sistema de filtragem, automação, iluminação e cenografia dos tanques. Com os novos serviços, seu contrato chegou a R$ 25.087.950,77. A acusação sustenta a existência “conluio” das empresas com agentes públicos para a operação. A obra tem previsão de ser entregue em 2022.

Recurso – De acordo com o advogado José Wanderley Bezerra Alves, o laudo pericial apresentado pela empresa Vinicius Coutinho Consultoria e Perícia apurou que não houve sobrepreço e, inclusive, o preço contratado com a Fluidra foi inferior ao inicialmente cobrado pela Egelte.

“Como o fundamento para o bloqueio de bens era a alegação de sobrepreço, que restou superada pela perícia, requeremos ao Juízo que revogasse a medida constritiva, o que foi indeferido. Em razão disso, ingressaremos com recurso para o Tribunal de Justiça”, afirma o advogado.

Ainda conforme a defesa, Massashi Ruy Ohtake, Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo e José Antônio Toledo Areias fizeram somente o projeto, atendendo a pedido da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).  “Motivo suficiente para não sofrerem qualquer constrição patrimonial”.

Nos siga no Google Notícias