A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

25/02/2014 11:23

Laboratório reforça investigação no combate ao crime organizado

Graziela Rezende
 Tecnologia empregada será da melhor qualidade. Foto: Kleber Clajus Tecnologia empregada será da melhor qualidade. Foto: Kleber Clajus

A investigação de organizações criminosas complexas, que se utilizam da lavagem de dinheiro para despistar a Polícia, conta agora com um Laboratório de Tecnologia contra este tipo de crime. Na manhã desta terça-feira (25), em Campo Grande, delegados em exercício e outros em formação, além de investigadores e peritos criminais participaram da inauguração.

“Nosso laboratório conta com programas complexos que dão acesso a transferências bancárias e outras ações que manteremos em sigilo. Descoberto o crime, muda a nossa forma de agir, já que antes dependíamos somente de ordens judiciais e agora temos acesso a dados que atingem a pessoa de forma econômica, social e tecnológica”, afirma o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini.

A política de integração que compõe o Lab-LD (Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro) abrange também a Polícia Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas e a Controladoria Geral da União. O investimento, por conta de segurança de acordo com o secretario, não foi divulgado pela Sejusp.

“Delegados, investigadores e peritos já iniciaram a capacitação. É um trabalho que não tem dia nem hora, dura enquanto houver a investigação de um caso e enquanto surgirem novas informações, sendo apenas de acesso aos envolvidos”, finaliza o secretário.

Outras unidades - Este será o 21º laboratório a ser inaugurado no país. Até o mês de abril, outros 14 devem ser implantados e até o final de 2014 será um total de 43 laboratórios espalhados por todas as unidades da Federação. Em algumas unidades, há mais de um laboratório, como é o caso do Distrito Federal, com cinco, e São Paulo, com quatro.

Secretário ressalta importância do laboratório. Foto: Kleber ClajusSecretário ressalta importância do laboratório. Foto: Kleber Clajus
Delegados prestigiaram inauguração. Foto: Kleber ClajusDelegados prestigiaram inauguração. Foto: Kleber Clajus


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions