ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Lago do Amor recebe grades para proteger animais e evitar acúmulo de lixo

A extensão que vai receber o cercamento chega a 250 metros

Izabela Cavalcanti | 26/10/2022 11:24
Grades de ferro foram instaladas no Lago do Amor, em Campo Grande (Foto: Izabela Cavalcanti)
Grades de ferro foram instaladas no Lago do Amor, em Campo Grande (Foto: Izabela Cavalcanti)

O Lago do Amor, um dos cartões-postais de Campo Grande, está recebendo a instalação de grades de ferro para a proteção dos animais e das pessoas que por lá circulam. Nesta quarta-feira (26), o serviço já estava quase sendo concluído.

Conforme informações da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a extensão chega a 250 metros. O objetivo é evitar o descarte de lixo no Lago do Amor e ampliar a proteção da biodiversidade, da fauna, da flora e das pessoas.

Cada grade tem 2,50 metros de largura e 2,05 metros de altura. Serão colocadas cerca de 100 grades no local, por enquanto, somente de uma ponta a outra do lago, na Avenida Senador Filinto Muller.

Na manhã desta quarta-feira (26) alguns usuários contemplavam o cenário e aprovam o novo método. É o caso da cozinheira Brenda Regina, de 29 anos. “Bem melhor para todo mundo. Ainda mais que vem criança e tem a questão dos animais, o povo não respeita. Achei um ponto positivo. Evita de derrubar as coisas também”, ressalta.

Brenda Regina estava na manhã desta quarta-feira em frente ao lago, e aprova o serviço (Foto: Izabela Cavalcanti)
Brenda Regina estava na manhã desta quarta-feira em frente ao lago, e aprova o serviço (Foto: Izabela Cavalcanti)

Ela conta que costuma ir ao local com frequência e que diversas vezes já chegou a encostar na beira da cerca de ferro e bambear. Brenda estava acompanhada da amiga Yolanda dos Santos, de 22 anos, que também vê o serviço realizado como algo positivo.

Na visão do Tiago Ferreira, de 23 anos, que está desempregado atualmente, além de proteger os animais, evita de acontecer algo com as pessoas.

“Achei bom. Impede os animais de querer sair, impede as pessoas de querer entrar. Até valoriza mais. Parece que tem algo mais valioso por trás da grade. Eu gostei”, avalia.

Como de costume, muitas pessoas, por volta das 10h, já estavam apreciando a natureza. Algumas a passeio, outras passando para ir trabalhar e outra turistando, que é o caso da porteira Mariana Santana, de 26 anos, de Cuiabá.

“Eu já vim em Campo Grande outras vezes, mas no lago é a primeira vez. Já passei pela frente, ficava mais bonito sem a grade. Mas eu entendi, pois também evita de as pessoas jogarem lixo e também dos animais virem para o lado de fora”, comenta.

De Cuiabá, Mariana Santana, de 26 anos, conhece pela primveira vez o Lago do Amor (Foto: Izabela Cavalcanti)
De Cuiabá, Mariana Santana, de 26 anos, conhece pela primveira vez o Lago do Amor (Foto: Izabela Cavalcanti)

Espécies de animais - Pesquisadores da UFMS criaram o Guia de Identificação dos Vertebrados no Lago do Amor. De acordo com o levantamento feito, entre 231 espécies de animais residentes e visitantes ocasionais, há 150 de aves, 30 de mamíferos, 23 de répteis, 19 de peixes e 9 de anfíbios.

Nos siga no Google Notícias