ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Lagoa agoniza enquanto poder público fica no jogo de empurra

Mayara Bueno e Tatiana Marim | 22/02/2019 07:16
Assoreamento foram pelo menos três "ilhas" em meio ao lago do Parque das Nações. (Foto: Paulo Francis).
Assoreamento foram pelo menos três "ilhas" em meio ao lago do Parque das Nações. (Foto: Paulo Francis).

Cartão postal de Campo Grande e cenário certo para fotos do pôr do sol, o lago do Parque das Nações Indígenas agoniza enquanto espera solução do poder público. O assoreamento cria espécies de “ilhas” em meio à água e permite, por exemplo, que crianças passem por cima das faixas de areia.

Além da beleza, o prejuízo para a natureza também deve ser levado em consideração, segundo a secretária Dulce Costa, 43 anos, que na tarde de quinta-feira (dia 21) caminhava com o filho pequeno.

Ela relata que um casal de pernambucanos, que conheceu durante a caminhada, adorou o Parque, mas não deixou de reparar nas faixas de areia. Não tinha [antes] prainha, agora tem. Atrapalha muito. É a natureza. Futuramente não terão nem mais animais”.

Para o publicitário de 33 anos, que preferiu não se identificar, no mínimo, a cena vista em meio à água é um “marketing negativo”, já que o local é um dos pontos turísticos de Campo Grande e, exatamente próximo à ponte principal, é onde as pessoas costumam parar e registrar o famoso por do sol da cidade.

Até mesmo quem vem de longe para Capital, pelo menos uma vez por ano, repara a diferença ao bater o olhar no lago. Maria Carlonita, 59 anos, é de São José dos Campos, em São Paulo, e veio visitar a mãe que vive aqui. “É uma pena. Está bem diferente. Há dois anos, estava bem cheio”.

Família observa capivaras no lago durante passeio no parque. (Foto: Paulo Francis).
Família observa capivaras no lago durante passeio no parque. (Foto: Paulo Francis).
Faixa de areia bem próxima à ponte em cima do lago. (Foto: Paulo Francis).
Faixa de areia bem próxima à ponte em cima do lago. (Foto: Paulo Francis).

Quem vai resolver? - Da parte de quem deve resolver a situação, um jogo de ‘empurra’ adia cada vez mais a solução.

Segundo o gerente de Unidades de Conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes Palma, a informação recente obtida com a Prefeitura de Campo Grande, é de que está sendo revisto o projeto de reparo no Córrego Reveilleau, próximo ao Parque dos Poderes, que desemboca na lagoa.

“O município ia fazer o lago e a obra foi motivo de duas autuações do Imasul, uma para a Prefeitura e outra para a empresa contratada, porque não executaram a obra prevista no processo de licenciamento”.

O motivo para o cancelamento do projeto, segundo o Imasul, é que o município entende que, como está tudo canalizado, areia e possíveis sedimentos não vão mais descer para o Parque das Nações Indígenas, ou seja, um problema que estaria resolvido.

“Mas enquanto não for feita qualquer intervenção naquela região, vai continuar descendo areia, porque a água está cavando tudo. Toda areia da erosão está entrando, com muito mais força agora. Estamos em período de chuva e a tendência é acontecer todos os anos”.

Questionada sobre a obra localizada no encontro das avenidas Mato Grosso e Hiroshima, a Prefeitura de Campo Grande se limitou a dizer que "está desenvolvendo um projeto alternativo à bacia de contenção", sem detalhar o projeto nem apresentar um prazo para conclusão.

No início do mês o Campo Grande News esteve no local e verificou a degradação do córrego Revéillon

Nos siga no Google Notícias