ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Lei permite regularização de casas no Aero Rancho e mais 10 bairros

Sancionadas pelo governador Reinaldo Azambuja, leis atingem até 4.006 moradias de vários conjuntos habitacionais; MS ainda estenderá renegociação de dívidas até dezembro de 2018

Humberto Marques | 29/12/2017 10:18
Leis preveem regularização de dívidas e aceleraram quitação de alguns imóveis construídos pelo governo em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Leis preveem regularização de dívidas e aceleraram quitação de alguns imóveis construídos pelo governo em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Entre quinta-feira (28) e esta sexta (29), o governo do Estado baixou três leis que alteram critérios para regularização e quitação de imóveis por parte de mutuários junto à Agehab (Agência Estadual de Habitação). Os dispositivos ampliam regras para a renegociação de dívidas e concessão de descontos, até 29 de dezembro de 2018, em programas de desfavelamentos e de recuperação de créditos, bem como dá novo prazo para mutuários regularizarem a posse dos imóveis.

Na Capital, apenas a regularização fundiária em imóveis construídos ou contratos administrados pelo governo abrange até 4.006 habitações em bairros como o Aero Rancho, Jardim das Hortências e Estrela Dalva –isso não quer dizer que todas as moradias precisem passar pelo processo, voltado a moradores não providenciaram a transferência após a quitação ou que, ao longo dos anos, cederam ou negociaram as propriedades.

Os dispositivos ainda dependem de regulamentações antes de entrarem em prática, o que deve ocorrer ao longo do próximo ano.

Posse – Por meio da lei 5.137/2017, o governo estadual deu nova oportunidade para regularização da posse de suas casas a moradores que ocupavam até 31 de outubro deste ano –e há pelo menos um ano ininterruptamente– até 4.006 imóveis em Campo Grande, oriundos de programas de desfavelamento ou voltados a servidores públicos, entregues entre os anos de 1997 e 1999.

Moradores do Aero Rancho estão entre os beneficiados com ação do governo estadual. (Foto: Arquivo)
Moradores do Aero Rancho estão entre os beneficiados com ação do governo estadual. (Foto: Arquivo)

As habitações a serem contempladas estão localizadas nos bairros Jardim Estrela Dalva I (398 moradias), Jardim Estrela Dalva II (399), Jardim Estrela Dalva III (433 casas), Jardim das Hortências I (450), Jardim das Hortências II (451 habitações), Jardim das Hortências III (312), Jardim Aero Rancho IV (460), Nascente do Segredo (244 horadias) e Jardim Talismã (422 habitações), bem como para dois conjuntos habitacionais voltados para servidores – Arnaldo Estevão de Figueiredo (290 habitações) e Ana Maria do Couto (147).

A concessão do benefício fundiário só será liberada se o cidadão usar o imóvel para sua moradia ou de sua família, “desde que não seja proprietário ou concessionário, a qualquer título, de outro imóvel urbano ou rural”.

Morar Legal – A legislação alterou ainda o prazo de funcionamento do programa Morar Legal, instituído em 9 de setembro de 2015 e que visou a renegociar dívidas de inadimplentes junto a Agehab, envolvendo financiamentos ativos e inativos do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) e executados com recursos próprios ou geridos pela agência. Previstos para serem concedidos até maio deste ano, os decontos poderão, agora, ser reivindicados até 29 de dezembro de 2018.

Quando instituído, o Morar Legal previa deconto de 100% nos juros de mora e multa contratual de prestações em atraso para quitação total; de 60% no pagamento parcial (mediante quitação de quatro parcelas, no mínimo); e parcelamento, por meio da novação da dívida, com desconto de 35% –neste caso, o valor das parcelas em atraso será calculado como novo saldo devedor.

Regularização – Também foram incluídas alterações no programa Morar Legal-Regularização, criado em maio de 2016 para legalizar contratos de imóveis inscritos na carteira da Agehab.

Com as mudanças, a Agência ficará autorizada a provodenciar medidas visando a regularizar contratos habitacionais que pertenciam à carteira da extinta CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), vigentes ou não, cujos imóveis estejam ocupados pelos beneficiários titulares ou terceiros –com aval do dono e há no mínimo um ano antes da vigência da lei– ou sejam integrantes do Programa Pró-Casa.

Renegociação de dívidas terá prazo prorrogado até o fim de 2018. (Foto: Agehab/Divulgação)
Renegociação de dívidas terá prazo prorrogado até o fim de 2018. (Foto: Agehab/Divulgação)

Imóveis construídos pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) no programa Che Roga Mi –lançado na gestão do ex-governador Zeca do PT– também poderão ser regularizados.

O pedido para legalização desses contratos deverá ser feito até 29 de dezembro de 2018, prevendo também, para imóveis da CDHU (exceto do Pró-Casa), descontos de 70% sobre o saldo devedor atualizado para pagamento à vista e de 50% para parcelamento em até 240 meses. O valor do débito será calculado por uma Junta de Avaliação do Estado, envolvendo a metragem original.

Por outro lado, contratos da CDHU que integram a carteira alienada pelo governo do Estado em 27 de julho de 1999 para a Caixa Econômica Federal não terão acesso aos benefícios.

Já em relação às moradias do Pró-Casa e do Che Roga Mi, será autorizada quitação após o pagamento de três prestações equivalentes a 10% do valor do salário-mínimo vigente na data de liquidação do contrato, de acordo com o texto da lei.

Correções – Ainda na quinta-feira, o Diário Oficial do Estado trouxe variação dos índices de correção a serem aplicados em contratos e aditivos firmados pela Agehab, bem como o limite máximo de prestações na construção de novas moradias. A legislação exclui créditos da CDHU, do extinto Previsul (Previdência Social de Mato Grosso do Sul), de terceiros geridos pela Agehab e do programa Novo Habitar.

A Agehab usará o IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial) para as correções, a serem aplicadas a cada 12 meses da assinatura do contrato ou novação de dívidas. Também serão aplicados juros de mora de 1% ao mês e multa de 2% a partir do décimo dia seguinte ao vencimento.

Casas de programas como o Pró-Morar e Che Roga Mi terão critérios específicos para quitação. (Foto: Arquivo)
Casas de programas como o Pró-Morar e Che Roga Mi terão critérios específicos para quitação. (Foto: Arquivo)

A legislação também permite a inclusão de inadimplentes em cadastros restritivos de crédito.

Por fim, as parcelas dos financiamentos não poderão exceder 5% do salário mínimo vigente na data da contratação. O prazo de contratação não poderá exceder 240 meses.

Nesta sexta-feira, o decreto 14.917/2017, de Reinaldo Azambuja, ainda estendeu a isenção do ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) a imóveis do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) dentro do programa Minha Casa, Minha Vida em Mato Grosso do Sul, cujas guias sejam apresentadas até 31 de dezembro de 2019.

O dispositivo altera decreto do ano passado, que previa a isenção em caso de guias de ITCD emitidas até 31 de dezembro deste ano. O benefício só vale para donatários que não tenham outros imóveis em programas habitacionais do poder público.

Nos siga no Google Notícias