A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

14/07/2016 16:31

Lei proíbe multa para quem 'furar' sinal vermelho durante a madrugada

Michel Faustino e Alberto Dias
Motoristas poderão avançar o sinal vermelho entre  23h e  05h. (Foto: Arquivo)Motoristas poderão avançar o sinal vermelho entre 23h e 05h. (Foto: Arquivo)

Motoristas da Capital podem ficar isentos de qualquer pena por avançar o sinal vermelho, entre as 23h e 05h, conforme lei aprovada pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (14), em segunda discussão. A proposta segue para sanção do prefeito, Alcides Bernal (PP).

Segundo o projeto, "fica proibida a aplicação de multa por infração de trânsito, por avançar ao semáforo com indicação de sinal vermelho, no período que compreende de 23h a 5h". A proposta é para dar mais segurança aos motoristas nestes horários.

“À noite e durante a madrugada, ocorrem com muita frequência assaltos a veículos que param em semáforos. Sendo assim, é latente a necessidade de uma evolução legal no conceito de infrações de trânsito, no que tange o avanço à sinalização vermelha nos semáforo nesse horário, para poupar os cidadãos de danos e risco à sua vida”, justifica o autor, vereador Derly dos Reis de Olveira, o Cazuza (PP).

Atualmente, avançar o sinal de parada obrigatória é infração gravíssima e tem como penalidade multa, conforme dispõe o art. 208 do Código de Trânsito Brasileiro. Além da multa de R$ 191, 54, a infração acarreta a perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor.



ABSURDO! Concordo em todo com o Luiz. Se funciona assim, vai ter acidente aos montes de noite pois as pessoas vão ignorar os sinaleiros. Se é para permitir que as pessoas passam em cruzamentos de noite, para reduzir risco de assalto, então que colocam os sinaleiros, depois de certo horario, em alerta (amarelo piscando). Ai você esta dizendo que, prestando atenção, dá para andar. Agora como que fica a situação de alguem que passou o cruzamento com sinal verde e é atingido por alguem que passa no vermelho?
Então o certo teria sido este vereador sugerindo uma lei que obriga a prefeitura colocar em bairros com mais do que x assaltos por ano os sinaleiros em alerta entre digamos 22:00 e 5:00. Ai sim. Mas proibir multas? Total falta de bom senso. Vai ser vetado, espero, baseado na constituição.
 
Marc em 15/07/2016 11:01:12
A questão toda não esta relacionada ao trânsito e sim a falta de policiamento. Logo vão alegar que se voce foi assaltado no semaforo as tres da manha a culpa é sua por ter parado. è a historia da vaca com carrapato: ao inves de tirar os carrapatos mata-se a vaca e o problema esta resolvido. Mais uma que só existe no Brasil
 
Alex André de Souza em 15/07/2016 09:18:00
Ridículo e perda de tempo isso, muitos motoristas de Campo Grande pensam que no sábado após o meio dia vira festa no trânsito, furam sinal na cara dura e é impossível confiar, como por exemplo, na onda verde, ainda não gostam quando são advertidos com buzina ou sinal de luz. Se houvesse policiamento ou o antigo "olho vivo' nos sinais, que é um dos tipos de fiscalização eletrônica, aí sim esse projeto teria alguma relevância.
Aos finais de semana o único cruzamento que tem policiamento é o da AV. Afonso Pena com rua 14 de Julho, os demais, viram quase roleta russa em plena luz do dia, domingo é uma aventura circular pela cidade, terra de ninguém mesmo! Eu apoio a volta da multa eletrônica nos semáforos com seu desligamento entre 23 e 5 horas, isso seria coerente e acaba o "vai que da tempo"
 
Guto em 15/07/2016 09:05:18
OS MOTORISTAS VÃO CONTINUAR SENDO MULTADOS POIS VEREADOR NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA LEGISLAR SOBRE ESTE ASSUNTO
O artigo 22 da Constituição Federal de 1988 é claro: “Compete privativamente à União legislar sobre: XI – trânsito e transporte”. Diz, ainda, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “Art. 12. Compete ao CONTRAN: I - estabelecer as normas regulamentares referidas neste Código e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito;”.
PERTO DAS ELEIÇÕES SEMPRE É ASSIM
 
Claudinei Braz de Lima em 14/07/2016 20:07:33
Os acidentes mais violentos de campo grande, acontece anoite principalmente de madrugada, com esta lei não vai aumentar os acidente desta natureza
 
SERGIO VILHALBA em 14/07/2016 17:32:56
Isso é ridículo, lamentável e inconstitucional. O respeito ao semáforo é obrigatório independente do horário. Se o objetivo é permitir que os motoristas fiquem menos tempo parados, os semáforos devem ser colocados no amarelo piscante.
 
Luiz Pereira em 14/07/2016 17:12:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions