ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Lei sancionada impõe atendimento prioritário em UPA veterinário

Prefeita pediu limitação no horário, que deixaria de ser 24 horas, mas Câmara derrubou trecho do projeto

Adriel Mattos | 02/06/2022 08:46
Animais cujos donos sejam de baixa renda terão prioridade. (Foto: Arquivo/Denilson Secreta/PMCG)
Animais cujos donos sejam de baixa renda terão prioridade. (Foto: Arquivo/Denilson Secreta/PMCG)

A prefeita da Capital, Adriane Lopes (Patriota), sancionou lei que cria regras para o atendimento na futura UPA-VET (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário). O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (2) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

A prioridade será para animais cujos donos sejam de baixa renda, efetivamente cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais). Já o atendimento de animais acolhidos por organizações ou protetores independentes respeitará o fluxo normal da unidade, ou seja, não haverá prioridade.

Em abril, o município pediu alterações na Lei 5593/2015, que criou a unidade veterinária. A redação original prevê atender cães, gatos e até cavalos, jumentos e mulas, 24 horas por dia.

Para “maior eficácia e efetividade da gestão das atividades do Poder Executivo”, Adriane pediu a exclusão de cavalos, jumentos e mulas e condicionou o funcionamento à “organização administrativa estabelecida pela administração pública”, sem especificar um período.

Porém, a Câmara Municipal, que sofreu pressão de protetores de animais independentes e ONGs (Organizações não Governamentais), alterou a proposta da prefeitura e manteve o atendimento a cavalos, jumentos e mulas e em tempo integral.

“A associação de carroceiros contabiliza 3 mil cavalos e esses animais precisam ser atendidos. O Poder Público não pode se negar. A gente entende também que não é cabível tirar o atendimento 24 horas, porque a emergência acontece e o animal não pode aguardar 12 horas para entrar no centro cirúrgico. E a proposta retiraria o centro cirúrgico, mas não quer dizer que teria que implantar agora, porém não poderia tirar a previsão”, explicou o vereador André Luís Soares (Rede), autor da emenda supressiva.

Prefeitura alugou prédio para instalações temporárias da unidade. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Prefeitura alugou prédio para instalações temporárias da unidade. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Em construção – Em 30 de março, a prefeitura apresentou o local onde será construída a unidade na esquina da Rua Gérbera com a Tumbérgia, no Aero Rancho.

De acordo com a Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal) estão garantidos R$ 3 milhões para a construção da unidade, que ainda está em fase licitatória. Até a conclusão das obras, o município vai alugar espaços provisórios para realizar castrações, consultas e orientações veterinárias.

No mês passado, a prefeitura alugou um imóvel no Centro para instalar a sede da Subea e, temporariamente, a UPA-VET. Ambas vão estar em prédio localizado na Rua Rui Barbosa. Não há previsão de abertura ao público.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também