ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura da Capital loca imóvel no Centro para pronto-socorro veterinário

Unidade ganhará prédio próprio no Aero Rancho, mas vai dar início a alguns atendimentos em breve

Adriel Mattos | 13/05/2022 11:16
Não há prazo para o início do funcionamento do espaço, que fica na Rua Rui Barbosa. (Foto: Henrique Kawaminami)
Não há prazo para o início do funcionamento do espaço, que fica na Rua Rui Barbosa. (Foto: Henrique Kawaminami)

A prefeitura da Capital alugou um imóvel no Centro para instalar temporariamente a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário. No local, irá funcionar também a sede da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), na Rua Rui Barbosa, número 3538.

A prefeitura vai construir um prédio próprio para a unidade na esquina da Rua Gérbera com a Tumbérgia, no Aero Rancho, cujo investimento será de R$ 3 milhões. Ainda não há previsão de quando a Subsecretaria será transferida para o local, nem a abertura da UPA-Veterinária. Até o momento, a prefeitura tem convênio com clínicas privadas para castração de cães e gatos.

Mudanças – No mês passado, a prefeita Adriane Lopes (Patriota) enviou à Câmara Municipal projeto que alterou a lei que criou a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário. Na lei original, a previsão era atender cães, gatos e até cavalos, jumentos e mulas, em atendimento 24 horas.

Adriane pediu a exclusão de cavalos, jumentos e mulas e condicionou o funcionamento à “organização administrativa estabelecida pela administração pública”, sem especificar um período.

Além disso, o projeto muda o artigo que previa um centro cirúrgico na unidade, para prever que “os serviços que serão prestados serão descritos em alas complementares”. Além disso, a prioridade no atendimento será para animais cujos donos sejam de baixa renda, cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais).

Por fim, o atendimento de animais acolhidos por organizações ou protetores independentes respeitará o fluxo normal da unidade. Na justificativa, a prefeita diz que a mudança é para dar mais eficácia ao serviço.

Nos siga no Google Notícias