ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Liberado pelo STJ, júri de assassinos de delegado tem previsão para junho

Professor e delegado aposentado, Paulo Magalhães foi executado a tiros em frente de escola no Jardim dos Estados

Aline dos Santos | 19/04/2018 09:40
Delegado estava dentro de veículo e foi morto a tiros. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Delegado estava dentro de veículo e foi morto a tiros. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Justiça mandou agendar o julgamento dos acusados pela morte do delegado aposentado Paulo Magalhães Araújo, morto dia 25 de junho de 2013, em Campo Grande. Conforme o juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Aluízio Pereira dos Santos, a previsão é que o júri popular seja realizado no mês de junho. “O julgamento pode ser realizado mesmo que ainda tenha outros recursos”, afirma o magistrado.

Em outra frente, a 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou, por unanimidade, na terça-feira (dia 17) provimento a recursos da defesa do guarda municipal José Freires e  de Antônio Benitez Cristaldo. O pedido era para anular sentença de pronúncia, que havia mandado os dois a julgamento em 30 de outubro de 2014. Ambos estão em liberdade.

Execução - De acordo com o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), José, que era garupa de uma motocicleta, efetuou diversos disparos de revólver contra o delegado aposentado, que estava na rua Alagoas, no Jardim dos Estados, em frente à escola da filha. Já Antônio foi acusado de fazer escolta em um carro para garantir o sucesso da execução.

Ainda conforme a denúncia, o condutor da motocicleta era Rafael Leonardo dos Santos. O corpo dele foi encontrado no lixão, na saída para Sidrolândia. A vítima foi decapitada e a identidade foi esclarecida por meio de exame de DNA. Não houve identificação do mandante do crime de pistolagem.

Em 2014, veio a decisão para que eles fossem a julgamento, mas as defesas recorreram ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e ao STJ.

Defesa - De acordo com Givanildo Heleno de Paula, que atua na defesa de Antônio, com a negativa, o STJ manda devolver os autos à comarca de origem para as providências. Ele aguarda a publicação da decisão para avaliar a estratégia de defesa. “Entra na fase que vamos pedir diligências, arrolar testemunhas”, afirma.

“Não deram provimento ao nosso recurso, vamos estudar outra fórmula”, diz o advogado Renê Siufi, que atua na defesa de José Freires.

Professor universitário, Paulo Magalhães, 57 anos, é autor do livro “Conspiração Federal”, que teve circulação proibida pela Justiça. A obra traz relatos de cinco ex-agentes federais com detalhes sobre o funcionamento da presídio na Capital e denúncias de irregularidades.

Nos siga no Google Notícias