ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Liminar livra Prefeitura de cumprir lei que reduz jornada para servidores

Aline dos Santos | 15/08/2013 09:16

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu liminar para que a Prefeitura de Campo Grande não aplique a lei municipal que reduziu de 40h para 30h semanais a carga de trabalho dos profissionais de enfermagem e assistência social.

Proposta em janeiro pelo prefeito Alcides Bernal (PP), o pedido de liminar na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi julgado ontem pelo Órgão Especial. “Você observa que a Câmara vem fazendo leis inconstitucionais. Tem que fazer a lei de acordo com a lei”, afirma o procurador-geral do município, Luiz Carlos Santini.

Publicada em 31 de dezembro de 2012, a Lei Complementar 213 é de autoria dos vereadores Paulo Siufi (PMDB), Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), Jamal Salém (PR) e Graziele Machado (PR).

Na ação contra a Câmara Municipal, Bernal alegou que o Legislativo municipal afrontou o princípio fundamental da divisão, harmonia e independência dos Poderes. Para ele, a função de determinar a carga de trabalho dos servidores é do Executivo, e não dos vereadores.

Outro ponto alegado foi de que a Prefeitura não pode arcar com os gastos que provém de uma decisão do legislativo municipal, tendo em vista que com a redução das horas de trabalho dos servidores, é necessário realizar um concurso em curtíssimo prazo, fazendo com que haja aumento de despesas, sem que tenha sido indicado valor no orçamento.

Nos siga no Google Notícias