Limpeza avança, mas recuperação de asfalto depende de tempo firme
Equipe avalia condições do trecho da Rachid Neder e a retomada deve começar na segunda-feira

Reunião marcada para o fim da manhã desta sexta-feira (14) deve definir quando começam as obras de recuperação dos estragos causados pelo temporal que atingiu Campo Grande nos últimos dois dias. O titular da pasta da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Miglioli, afirmou que a equipe técnica está organizando as ações e que a expectativa é iniciar os trabalhos já na segunda-feira (17), caso o clima permita.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma reunião marcada para esta sexta-feira (14) definirá o cronograma de obras para recuperar os estragos causados pelo temporal em Campo Grande. A expectativa é que os trabalhos iniciem na segunda-feira (17), conforme informou o secretário da Sisep, Marcelo Miglioli. A Avenida Rachid Neder, no cruzamento com a Presidente Ernesto Geisel, foi severamente afetada, com placas de asfalto arrancadas e acúmulo de lama. A rotatória foi interditada e equipes trabalham na limpeza do canal. A liberação parcial do tráfego dependerá das condições climáticas e das decisões técnicas.
A definição é urgente porque a Avenida Rachid Neder, no cruzamento com a Presidente Ernesto Geisel, amanheceu em situação crítica. Placas de asfalto foram arrancadas pela força da água, a lama tomou conta da pista, a rotatória foi interditada e o trânsito ficou lento em toda a região.
- Leia Também
- Restos de asfalto deixam caos na Rachid Neder e rotatória é fechada para limpeza
- Bombeiros e Defesa Civil alertam para risco de atravessar áreas alagadas
Miglioli explicou que o trecho segue fechado e ainda está sendo avaliado se haverá liberação parcial. “Provavelmente vamos liberar as duas faixas da Ernesto Geisel, mas a rotatória da Rachid Neder ainda não poderá ser aberta. Só teremos essa confirmação após a reunião desta manhã e conforme o tempo se comportar”, destacou.
O secretário afirmou que as equipes trabalham desde cedo em diversas frentes. “Temos times espalhados pela cidade fazendo limpeza, remoção de galhos, podas e manutenção. Aqui na Rachid Neder realizamos a limpeza do canal, que recebeu muito material arrastado pela enxurrada. Porém, a obra de pavimento depende de tempo firme. Hoje não temos condição de aplicar capa asfáltica”, disse.
Sobre o número de locais afetados, Miglioli informou que ainda não há levantamento consolidado. “Nossa prioridade é resolver os problemas mais urgentes e depois contabilizar. Felizmente não tivemos vítimas e os estragos não são graves. Vamos retomar a normalidade o mais rápido possível.”
Ele também afirmou que as empresas responsáveis pelas obras foram orientadas a se antecipar para o período chuvoso. “O volume de chuva neste mês está acima do normal. Estamos com várias obras de drenagem em andamento. Quando chove desse jeito sobre uma área escavada, o desconforto é inevitável, mas vamos minimizar ao máximo."

Sinalização - O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ciro Ferreira, afirmou que as equipes de trânsito estão monitorando todos os pontos onde houve ocorrências. “Interditamos o trecho ontem à noite para que a Secretaria de Obras pudesse atuar. Estamos avaliando se manteremos apenas esta faixa bloqueada ou se liberaremos mais espaço para melhorar o fluxo. A decisão deve sair ainda hoje".
Segundo ele, o único ponto de interdição total no momento é o da rotatória da Rachid Neder. “Estamos atentos porque, se chover novamente, nossas equipes vão intervir de imediato".
A aplicação da nova camada de asfalto também dependerá das condições do solo. “Com o local ainda úmido, não é possível colocar cobertura asfáltica agora; a decisão técnica é da Secretaria de Obras”, afirmou Ciro. Com o tempo instável e a possibilidade de mais chuva, a expectativa é que a reunião desta manhã defina os primeiros passos da força-tarefa e confirme, ou não, o início das obras já na segunda-feira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


