A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

14/03/2012 15:23

Mãe de adolescente com leucemia faz apelo por doação de medula óssea

Mariana Lopes

“Eu fico no hospital e vejo pessoas morrendo, não quero que meu filho se torne uma estatística”, diz a mãe do garoto.

Victor Hugo luta contra o câncer desde os 11 anosVictor Hugo luta contra o câncer desde os 11 anos

O desespero de Dirce Aparecida Coelho, 44 anos, que desde julho de 2009 luta contra a leucemia do filho de 14 anos, Victor Hugo Coelho Pereira, fez com que ela saísse por Campo Grande em campanha para conseguir doadores de medula óssea.

Dirce conta que Vitinho, como o garoto é chamado por ela, recebeu alta do hospital no dia 10 de novembro do ano passado, porém, ele não respondeu ao tratamento e em 20 de dezembro os sintomas da doença voltaram, quando então recomeçou toda a correria dela.

“Graças a Deus hoje ele está em casa, mas essa doença é muito traiçoeira e a qualquer momento Vitinho pode ter que voltar a ser internado”, explica Dirce. Na atual circunstância, o filho dela recebe tratamento paliativo para não aumentar as células cancerígenas e diminuir a dor.

O apelo de Dirce é por pessoas que possam preencher o cadastro para serem doadores de medula óssea. Embora ela tenha consciência de que isso não garante que Victor Hugo conseguirá o transplante, ela acredita que quanto mais pessoas se cadastrarem, mais chances ele tem de encontrar um doador.

“Estou correndo em primeiro lugar para o meu filho, mas se não for para ele, vai ser para outra pessoa que também precise”, desabafa Dirce.

Guerreira, Dirce em nenhum momento demonstra que falta de esperança na cura do filho. “Eu fico no hospital e vejo pessoas morrendo, não quero que meu filho se torne uma estatística”, diz.

Como doar – O primeiro passo para se tornar um doador de medula óssea é fazer um cadastro no Hemocentro em qualquer banco de sangue. Em Campo Grande, os locais credenciados para receber é a Santa Casa, Hospital Universitário, Hospital Regional e Hemosul.

Esse cadastro consiste em preencher uma ficha com os dados pessoais e coletar uma quantidade de sangue, que é enviado a um laboratório especializado para identificar as características genéticas do voluntário.

Os dados são inseridos em um banco nacional, formado por doadores e receptores, para saber se essas características são compatíveis com alguém que precise da doação.

Conforme explica a responsável pelo setor de medula óssea do Hemosul, Luceia Maria Fernandes da Silva, o Instituto Nacional de Sangue faz diariamente o cruzamento desses dados para saber se há alguém compatível, ou seja, com características idênticas ao da pessoa que irá receber a doação.

Caso haja a compatibilidade, então é feito uma bateria de exames no doador para verificar o estado de saúde dele. Estando apto para realizar a doação, o voluntário é encaminhado a um centro transplantador.

De acordo com Luceia, em Mato Grosso do Sul ainda não há um hospital cadastrado para esse tipo de procedimento, então o doador tem que ir para outro estado fazer o transplante, com todas as despesas pagas e direito a um acompanhante.

Transplante – Há dois tipos de procedimento para realizar o transplante da medula óssea, sendo a punsão óssea, que consiste na aspiração do tutano do osso da bacia, na qual o doador é submetido à anestesia geral, e filtração, quando o doador precisa tomar medicamento para estimular a presença das células produzidas pelo tutano no sangue, então é feita uma coleta desse material.

“Em qualquer um dos procedimentos é retirada uma quantidade que não faz falta ao doador e que o organismo repõe em 15 dias”, explica Luceia.

Números – No Banco de Dados Nacional há 2,5 milhões de doadores cadastrados, Embora este número pareça alto, Luceia aponta as estatísticas, que a cada 100 mil cadastrados no Brasil, é possível encontrar um que seja compatível.

No Mato Grosso do Sul, em 11 anos de trabalho, 103 pessoas foram cadastradas no banco nacional e 14 foram compatíveis e estavam em condição de doar.

No caso do Victor, Hugo, Luceia explica que não é possível as pessoas preencherem o cadastro especificadamente para ele, pois os dados dos doadores vão automaticamente para o banco nacional.

Porém, quanto maior o número de pessoas cadastradas, as chances de o adolescente encontrar alguém compatível aumentam.



eu ja me cadastrei,e ja fiz exame.e falaram que foi compativel.mais a ja sao seis mes e ate agora nada.
 
samara progenio em 18/12/2013 11:41:09
ja me cadastrei mais ,ja fiz exame foi compativel. mais ate agora estou esperando para doa
 
samara progenio em 18/12/2013 11:38:31
OI BOA NOITE, EU TAMBEM ME CADASTREI PARA SER UM DOADOR DE MEDULA OSSEA, NUNCA DESEJO QUE ALGUEM VENHA NECESSITAR DE UM TRANSPLANTE, MAS SI PRECISAR E O MEU TIPO DE SANGUE FOR COMPATIVEL EU ESTAREI A DISPOSIÇÂO, POIS A PESSOA QUE NECESSITA DE UM TRANSPLANTE PODERIA SER EU QUE ESTIVESSE PRECISANDO POR ISSO COM ESTE MEU SIMPLES GESTO QUERO DOAR UM POUCO DE MIM EM FAVOR DO BEM DE ALGUEM POIS JESUS CRISTO NA CRUZ DO CALVARIO SI ENTREGOU POR COMPLETO EM FAVOR DE TODA HUMANIDADE EU PRECISO SEGUIR ESTE EXEMPLO DE JESUS DOANDO UM POUCO DE MIM EM FAVOR DA FELICIDADE DE ALGUEM ,POIS EU ENTENDO QUE ; A MINHA MAIÒR FELICIDADE È QUANDO EU FAÇO ALGUEM FELIZ E QUERO SEMPRE COLOCAR ESTE GESTO DE AMOR EM PRATICA MORO NA CIDADE DE IACRI ESTADO DE S PAULO
 
FRANCISCO EVANGELISTA ALVES em 26/01/2013 22:12:31
Sou doador de sangue e de medula ossea.saude 100%cadastrado no Redome nacional.e hemorio RJ.estou aguardando aparecer um receptor compativél comigo {HLA}.tenho 49 anos,Homem honrado,honesto,e de carater indiscutivél pai de tres filhos.mais infelismente nao comecei bem o ano,estou desempregado a 5 meses e passando por dificuldades financeiras e materiais.vendo meus filhos passarem por certas privaçoes.a minha nessecidade foi mais forte que o orgulho e a vergonha,nao que eu nao sinta vergonha de vir aqui expor minha situaçao.mais neste momento estou nessecitando de toda ajuda que alguem puder me beneficiar.moro em nova iguaçu.rio de janeiro,baixada fluminense.email:carvalho.mnm@gmail.com---tel:21-7916-5010
 
RALPH CARVALHO em 17/01/2013 22:36:03
Eu também tenho LMA, mas Deus o todo poderoso tem cuidado de mim e cuidará de voce pois eu creio que Deus tem um plano para cada um de nós.beijo estou torcendo por nós.
 
CONSTANCIA MARIA MOTa em 04/06/2012 08:35:35
Sem duvidas vou fazer minha parte em ir ate um banco de sangue.... Com fé tudo vai dar certo!
 
Elisangela Lima em 12/04/2012 09:20:36
Tudo a solução, tenha certeza ira conseguir.. Já sou doador de medula.
 
Claudinei Dos Santos em 16/03/2012 11:14:29
Sou doadora de medula, meu sangue é A+, se for compativel doarei a medula para seu filho com muito prazer.É só verificar e me chamar, ok. o banco de sangue do hemosul sabe como me encotrar. Bençãos do senhor Jesus.
 
eracilda gama em 15/03/2012 10:06:29
JA SOU DOADORA DE MEDULA, MEU SANGUE É O+
VEJA LA NO HEMOSUL SE SOU COMPATIVEL COM ELE, ESTOU A DISPOSIÇÃO.
 
Erika Isernhagen Ferreira em 15/03/2012 10:00:00
Eu doei sangue no fim do ano passado e me cadastrei como doadora de medula. Como faço para saber se sou compatível? Eles me ligam?
Continue lutando mãe, todos, inclusive Deus, estão contigo e seu filho.
 
Mariana Bianchi em 15/03/2012 09:24:59
Dirce, conheço a sua luta, te admiro. Sei que vc vai conseguir..Porque Deus é piedoso, principalmente com uma mãe que tem lutado tanto com todas as forças. Amiga continuo rezando, torcendo por vocês.... Amo vcs.Bjos
 
Rosilei Manoel em 15/03/2012 08:14:25
DIRCE "mulher Guerreira" deus esta com vc e com vitinho.....Tenha Fé.
Gente precisamos fazer caridade.
 
Maria Francisca em 15/03/2012 04:56:16
Para ser doador, voce tem que ir até o banco de sangue e preencher um cadastro, e fazer a coleta,que ficara registrado, para servir a qualquer pessoa, que venha necessitar de um transplante de medula ossea.
 
laurenice pagot em 15/03/2012 03:31:09
dirce , já me cadastrei no hemosul , e eles falaram que iriam me ligar , como faço pra te ajudar ? estou a sua disposição para ver se é compatível com o vitinho.
 
Douglas Azevedo em 15/03/2012 02:05:52
Dirce não perca a esperança e continue sua luta em prol da recuperação da saúde de seu filho. Faço parte do cadastro nacional de doadores de medula óssea há muitos anos, e gostaria de ser compatível. Um grande abraço... Deus abençõe!!!
 
Simone Marchewicz em 14/03/2012 11:03:34
Como sei que meu cadastro foi para o banco nacional?? Me cadastrei no ano passado em uma campanha que teve na Uniderp que os academicos do curso de medicina promoveram e que inclusive teve esse ano novamente. Se fosse compatível com esse menino ou até mesmo com outra pessoa, doaria com muito prazer, pois não consigo imaginar desespero maior que esse para uma mãe. DEUS abençoe muito vocês Dirce.
 
Adriane Marques Fernandes em 14/03/2012 10:28:13
Fiz minha inscrição pra doação de medula em março de 2004, sendo compatível com alguém estou pronto desde ontem, porque nessa situação não se pode deixar pro amanhã!

Força Vitinho e família
 
Bruno Vilela em 14/03/2012 10:00:41
JA SOU DOADORA DE MEDULA, MEU SANGUE É B+ VEJA LA NO HEMOSUL SE SOU COMPATIVEL COM ELE, ESTARAEI A DISPOSIÇÃO.
 
JANE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE em 14/03/2012 09:57:28
QUERIDA MÃE, JÁ SOU DOADORA DE MEDULA EM SANTA ROSA, RS, caso possa lhe ajudar de alguma forma, minha ficha já consta no banco nacional de doadores, continue na luta, você vencerá, caso seja compatível, estou a disposição da família para doação. Deus abençoe todos. abraços.
 
LURDES FENNER em 14/03/2012 09:37:30
Eu sou doadora e gostaria muito mesmo de um dia ser compatível com alguém, estarei sempre a disposição.
Força para vencer, Deus fará a obra confie.
 
Aline Aquino em 14/03/2012 09:08:37
VITOR vai em frente ,vc e muito forte ,vc vai vencer tenha fe em DEUS e ele te ajudara .bjus esatamos orando por vc.
 
luciene maria de santana lima em 14/03/2012 08:51:51
ja fiz meu cadastro e gostaria mto de ser compativel com alguem...
 
lucyneide de carvalho santos em 14/03/2012 07:33:40
Neidinha li seu comentario e assim como a dona Dirce vc tbm é uma guerreira.Deus esta olhando por vcs.tenha fé pois ele sabe o q e melhora pra casa um dos seus filhos.bju amiga e força.saudade demais de vc.Lu (aquela da livraria da santa casa ta?!!)
 
lucyneide de carvalho santos em 14/03/2012 07:32:49
tambem tenho o meu filho q faz tratamento de leucemia sou mae de GABRIEL VICTOR ja vai fazer 5 anos q meu filho faz tratamento .E tambem ja vi o sofrimento do VITINHO mas ele vai vencer e vai dar tudo certo .Gente seja um doador de medula ossea ,para mim seria um prazer eu ser compativel com ele ou com o meu filho.Vitor vai dar tudo certo DEUS ABENÇOE.DIRCE BJUS
 
luciene maria de santana lima em 14/03/2012 06:34:03
Dirce, vou me cadastrar......estou a disposicao hoje e sempre...bjos pra vcs.....
 
Viviane Galvao em 14/03/2012 06:14:40
Eu conheço esse garoto, trabalhei com a Dirce, mae dele e fomos testemunhas do sofrimento dessa familia ao descobrir a doença e desde aquele momento essa mae se tornou uma guerreira em prol da vida de seu filho, e uma luta ardua e uma vida limitada em decorrencia da doença. Acredito e tenho fe que o Vitor vai conseguir um doador compativel, compartilho com a sociedade em geral e façam o cadastro.
 
Suely Silvana Benegas em 14/03/2012 05:46:22
Fé me Deus e muita, muita força.
Vivencio esse problema, a um ano meu marido foi diagnosticado com essa doença, respondeu bem ao tratamento graças a Deus, mais a busca por um doador continua, senão por ele, por tantos outros que precisam. Um abraço
 
Neide Mendes em 14/03/2012 05:36:30
Boa tarde, sou de Cuiabá-MT, se a minha medula óssea for compativel com a do garoto sem problemas me mande a resposta. Abraço Deus Abençoe.
 
João Bosco Augusto Martins em 14/03/2012 04:55:14
MÃE..VOCE VAI CONSEGUIR,PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL, E O VITOR HUGO VAI PODER LEVAR UMA VIDA LEGAL. JA FIZ MEU CADASTRO NA UNIDERP, FAÇA VC TAMBEM O SEU, DOE VIDA.
 
JOSE J DE LUNA NETO em 14/03/2012 04:37:25
Dirce "guerreira" Estamos com vc nesta luta. Deus é maior.Stela