ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  10    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Mãe já havia abandonado 3 vezes filhos encontrados entre fezes e comida podre

Conselho tutelar pediu guarda das crianças. Mulher é usuária de drogas e não trabalha

Ana Oshiro e Ana Beatriz Rodrigues | 24/08/2022 16:43
Mãe já havia abandonado 3 vezes filhos encontrados entre fezes e comida podre
Mãe das crianças foi ao Conselho Tutelar nesta quarta-feira explicar situação (Foto: Ana Beatriz Rodrigues)

Encontradas abandonadas em uma casa imunda, repleta de comida podre, fezes e roupas sujas, as três crianças resgatadas pela Polícia Militar e Conselho Tutelar na noite desta terça-feira (23) seguem em abrigo do conselho pelo menos até sexta-feira.

Vânia Nogueira, conselheira tutelar, pediu que a guarda das crianças seja retirada da mãe, de 37 anos, que é usuária de drogas, já abandonou os filhos outras duas vezes e não trabalha. Os irmãos foram resgatados na Rua Santa Gertrudes, na Vila Santa Luzia, em Campo Grande.

"Pedi a destituição do poder familiar, até a decisão sair elas seguem no abrigo, geralmente o juiz dá o resultado em até dois dias. O problema dessa mãe, além das drogas, é que ela muda de casa e não informa o endereço novo, dificultando que o conselho faça o acompanhamento", explica Vânia.

Desde 2011 o conselho tutelar da região norte acompanha a família. "Nas outras duas vezes que resgatamos as crianças ela veio aqui bem vestida e prometeu melhorar. Na primeira situação era só a menina que hoje tem 12 anos, na segunda já tinha o outro menino, e agora foram os três filhos juntos", disse a conselheira.

Mãe já havia abandonado 3 vezes filhos encontrados entre fezes e comida podre
Conselheira Vânia Nogueira pediu que juiz tire guarda das crianças de mãe (Foto: Ana Beatriz Rodrigues)

De acordo com Vânia, os dois mais velhos frequentam escola normalmente e as três crianças estão bem de saúde. "Na hora que cheguei ontem, perguntei o que tinham comido e a menina me mostrou uma panela de arroz, que ela não sabia de quando era, mas foi a única coisa que achou para comer e dar pros irmãos junto com uma mistura que estava em cima do fogão", detalhou Vânia.

Na tarde desta quarta-feira a mulher foi até o prédio do conselho se explicar e tentar pegar os filhos de volta, na hora de ir embora conversou com a reportagem. O nome dela não será divulgado para proteger a idade das crianças, conforme determinação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que proíbe exposição da identidade de crianças e adolescentes.

Mãe já havia abandonado 3 vezes filhos encontrados entre fezes e comida podre
Casa na Rua Santa Gertrudes, onde crianças foram encontradas abandonadas entre sujeiras (Foto: Viviane Oliveira)

"Eu tava trabalhando e por isso não conseguiram falar comigo ontem. Me arrependo muito pelo que eu tive que fazer, prometi pra conselheira que vou mudar e me propus a ir para clínica", disse a mulher, se referindo a reabilitação. Questionada sobre qual seria seu vício ela respondeu "todos os tipos de drogas".

Sem querer dar muitos detalhes, ela disse que foi a primeira vez que o conselho encontrou a casa suja dessa maneira e espera não perder a guarda dos filhos. De acordo com Vânia, ela passou mal com forte odor ao entrar na residência. A Polícia Militar chegou até as crianças após denúncia anônima.


Nos siga no Google Notícias