ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Mais de quatro mil pessoas travam guerra contra a dengue na Capital

Alberto Dias e Yarima Mecchi | 02/12/2016 10:48
Diligência passou pelo Jardim Noroeste pela manhã. (Foto: Fernando Antunes)
Diligência passou pelo Jardim Noroeste pela manhã. (Foto: Fernando Antunes)

A mobilização nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypit já reúne cerca de 4.500 pessoas em Campo Grande, divididas em mutirões pelas regiões da cidade. Conforme a Sesau (Secretária Municipal de Saúde) o combate preventivo aos focos do mosquito é feito por 600 agentes de saúde, 1500 agentes comunitários e outros servidores da Saúde. Nesta sexta-feira (2), o Governo do Estado também promove ações no Parque dos Poderes e lançou uma campanha de prevenção com o tema #mosquitonão.

O objetivo do dia “D” contra a dengue é alertar novamente a popualação sobre os perigos e as três doenças trasmitidas pelo mosquito. A dengue é considerada a mais grave, podendo causar hemorragias e levar à morte. Já a A Chikungunya apresenta os mesmos sintomas, febre e dores no corpo e nas articulações, que duram em média duas semanas, porém casos de morte são raros.

Já a febre Zika apresenta sintomas mais leves, como febre baixa, olhos avermelhados, coceira e duram não mais que sete dias. O problema é que essa doença está associada a casos de microcefalia em bebês, com sete casos registrados em Campo Grande este ano, além da síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré. Tal vírus foi descoberto em 1947 em um macaco que vivia na Floresta de Zika, em Uganda. No Brasil, o surto começou em 2014, com vírus trazidos possivelmente durante a Copa do Mundo.

Nenhuma dessas doenças conta ainda com vacina na rede pública e o tratamento para dengue, chikungunya e zika são bem parecidos, baseados em cuidados pessoais, como repouso e a ingestão de muita água. Em Mato Grosso do Sul já foram notificados 58.910 casos de dengue, 452 de chikungunya e 341 de zika vírus.

Em Campo Grande a ação conta com a presença do ministro-chefe de Gabinete de Segurança institucional do Brasil, Sérgio Etchgoyen, que veio à Capital entregar quatro veículos Doblôs doados pelo Ministério da Saúde para a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Os veículos vão auxiliar nos trabalhos de eliminação dos focos do mosquito.

Nos siga no Google Notícias