ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mapa de casos mostra avanço do coronavírus para as “bordas” da cidade

Comparativo mostra a distribuição da doença pela cidade em 22 de março, quando se concentrava na área nobre, e em 17 de abril

Aline dos Santos | 20/04/2020 10:56
Em 17 de abril, mapa mostra casos confirmados de coronavírus nas "bordas" da cidade. Para acessar o mapa, clique em link no fim da matéria. (Foto: Reprodução)
Em 17 de abril, mapa mostra casos confirmados de coronavírus nas "bordas" da cidade. Para acessar o mapa, clique em link no fim da matéria. (Foto: Reprodução)

Moreninhas, Tarumã, José Abrão, Santo Amaro, Nova Lima, Noroeste. Bairros localizados nas bordas do mapa de Campo Grande já têm casos confirmados do novo conoravírus.  O mapa Sisgran Coronavírus, que mostra o georreferenciamento dos casos de covid-19 nas sete regiões urbanas da Capital, retrata o avanço da doença.

Em 22 de março, quando a plataforma foi ativada, o retrato da cidade mostrava que a doença, que teve as primeiras confirmações no dia 14 daquele mês, tinha maior concentração de pacientes no condomínio de luxo Damha (região do Bandeira), no Centro e na região urbana do Prosa, bairros da área nobre.

A última atualização da plataforma, feita na sexta-feira (dia 17), mostra que os pontinhos vermelhos, indicativos de caso confirmado da doença, já se irradiaram para a periferia, as bordas do mapa da cidade.

Até sábado, Campo Grande tinha 87 casos confirmados de covid-19, sendo 84 já georreferenciados na plataforma da prefeitura.

Conforme especialistas ouvidos pela reportagem na última sexta-feira, o perfil do coronavírus em Campo Grande seguiu o roteiro da chegada da doença ao Brasil.

Primeiro, foram contaminadas pessoas que viajaram ao exterior ou a grandes cidades brasileiras. Por isso, a concentração em bairros nobres. Agora, a doença, que já está na fase de transmissão comunitária (não é possível rastrear a origem da infecção), avança pelos demais bairros.

Em 22 de março, mapa mostrava mais casos em bairros nobres. (Foto: Reprodução)
Em 22 de março, mapa mostrava mais casos em bairros nobres. (Foto: Reprodução)

De acordo com o médico infectologista Rodrigo Nascimento Coelho,  do HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, vírus começa a chegar com mais impacto agora na rede pública de saúde.

Até então, o perfil era de pessoas que estavam em viagem, os chamados pacientes de conexão de aeroporto, e procuravam atendimento na rede particular.

“É uma epidemia diferente. A maioria dizima boa parte da população pobre e País de primeiro mundo não se preocupava. Essa é diferente, atinge a todos, mas começa na classe mais alta “, afirma infectologista Mariana Croda, da Faculdade de Medicina da UFMS (Universidade Federal de MS) e do comitê de operações de emergência do Estado.

Os dois profissionais falaram ao Campo Grande News na última sexta-feira. Para acessar o mapa, clique aqui 

Nos siga no Google Notícias