ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Coronavírus chega a todas as regiões da cidade e Nova Lima registra 1º caso

Mapa de georreferenciamento mostra que a covid-19 já está nas sete regiões urbanas de Campo Grande

Aline dos Santos | 16/04/2020 07:35
Mapa mostra distribuição dos casos do novo coronavírus em Campo Grande. Para acessar, clique no link no fim do texto.
Mapa mostra distribuição dos casos do novo coronavírus em Campo Grande. Para acessar, clique no link no fim do texto.

A última atualização do mapa da prefeitura de Campo Grande que retrata a distribuição dos casos confirmados do novo coronavírus pelos bairros mostra que a covid-19 já está nas sete regiões urbanas. Até então, a região do Anhanduizinho não tinha casos confirmados do vírus. Mas ontem (dia 15), foram dois registros no bairro Alves Pereira.

 O marcador vermelho, que indica casos confirmados,  também apareceu pela primeira vez no bairro Nova Lima, que é bastante populoso e fica na região do Segredo, na saída para Cuiabá.

Conforme os dados da plataforma, o Centro da cidade e o condomínio de luxo Damha, na região do bairro Maria Aparecida Pedrossian, registram maior número de casos confirmados. Os primeiros registros de coronavírus em Campo Grande datam de 14 de março.

Eram dois pacientes, sendo um com contato com pessoa doente e outro que que havia retornado de viagem a trabalho à Europa. Um mês depois, Campo Grande tem 65 casos confirmados da covid19, agora espalhada pelas sete regiões urbanas: Segredo, Prosa, Centro, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa e Imbirussu. A maioria das pessoas com coronavírus tem faixa etária de 30 a 39 anos.

Comércio na Rua da Divisão, entre bairros Aero Rancho e Parati, região do Anhanduizinho. (Foto: Marcos Maluf)
Comércio na Rua da Divisão, entre bairros Aero Rancho e Parati, região do Anhanduizinho. (Foto: Marcos Maluf)

Dos 65 pacientes, 44 se curaram, 9 estão em isolamento domiciliar e 10 permanecem hospitalizados. Duas idosas morreram.

Plataforma - O mapa de georreferenciamento, que mostra a distribuição geográfica de casos do novo coronavírus em Campo Grande, foi inspirado em plataforma adotada pela cidade do Rio de Janeiro. Pontos vermelhos representam casos confirmados, os verdes indicam os descartados e os amarelos retratam os que ainda estão sob análise.

Com a tecnologia, seria possível cravar no mapa o imóvel de cada pessoa testada e o respectivo resultado, mas por questão de segurança, a opção foi por um “mapa de calor”, que mostra a distribuição dos casos pelos bairros, mantendo o endereço em sigilo.

O Sisgran-Coronavírus (Sistema Municipal de Indicadores) foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Sesau, setor de geoestatística da Planurb e de geoprocessamento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Para acessar o mapa, clique aqui

Nos siga no Google Notícias