ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Máscaras deixam de ser obrigatórias durante aulas em universidades

Nas maiores faculdades públicas de Mato Grosso do Sul o uso é facultativo

Natália Olliver | 21/09/2022 16:20
Corredor de área da UFMS em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Corredor de área da UFMS em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Apesar de Mato Grosso do Sul ter liberado o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, desde março de 2022, a utilização seguia exigida em diversos lugares do Estado, inclusive nas universidades públicas. Até o mês de maio, a obrigatoriedade era restrita apenas às salas de aulas. Agora, o que era exigência, passou a ser recomendação.

Nas maiores universidades públicas do Estado, como: UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o uso é facultativo, podendo ser exigido ou não nos ambientes fechados de cada campus.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul explicou que na versão do plano de biossegurança 7.0, divulgado em abril de 2022, foi instituído o plano de transição para a flexibilização do uso de máscaras nos diferentes locais da faculdade. Além disso, estava incluso o detalhamento sobre as pessoas contactantes e a implantação da testagem da Covid-19 à comunidade acadêmica.

Na última versão, 8.0, disponível no site, datada de 28 de junho, o uso é facultativo em ambiente externo, espaços administrativos, salas de aula, laboratórios, teatros, auditórios e bibliotecas.

De acordo com a universidade, o uso no transporte coletivo, no Hospital Veterinário e em espaços de saúde, segue de acordo com a norma municipal.

“A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi pioneira na elaboração do Plano de Biossegurança, com diretrizes para a comunidade universitária sobre os procedimentos em relação à pandemia da Covid-19.

O Plano de Biossegurança da UFMS foi o primeiro Plano publicado pelas Universidades Federais no país, tendo se tornado referência para o MEC no Plano de Biossegurança Nacional”, comentou.

Na UFGD, a restrição não é válida desde junho. “O que existe é uma recomendação de que seja usada, mas não é obrigatório mais”.

A UEMS, afirmou ao Campo Grande News que o uso é opcional. “Em 28 cidades os gerentes podem fazer as orientações de acordo com as normas do município. Ficou facultativo nas 15 unidades da UEMS, onde temos aulas presenciais, o resto são polos EAD."

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul IFMS, afirmou que cada campus tem liberdade em deixar o uso facultativo ou não dentro das salas de aula. A instituição não informou quais ainda exigem a máscara durante as aulas e quais estão com uso facultativo.

Nos siga no Google Notícias