Matagal em terrenos baldios deixa região feia e causa medo perto do shopping
Terrenos são sinônimo de sujeira e riscos à saúde e segurança
Em meio ao Shopping mais antigo de Campo Grande, comércios e casas de luxo, o mato alto de terrenos abandonados vai contra a paisagem. As áreas ainda representam riscos à segurança e saúde de quem passa pela região.
“A gente não consegue nem estacionar em frente porque o mato ta invadindo tudo. Mas também dá medo de parar longe, porque na de ir embora, à noite, a gente nunca sabe se tem alguém escondido no meio do mato”, diz a administradora Andréia Abreu, de 37 anos.
- Leia Também
- Espalhado pelos bairros, lixo vira criadouro de mosquito da dengue
- Rodeada por terrenos abandonados, comunidade reclama de descaso
Ela trabalha em um prédio que fica no meio de dois grandes terrenos abandonados, com mato alto, no cruzamento das ruas Euclides da Cunha e Nortelândia. “Faz tempo que não vejo ninguém limpar e principalmente nessa época de chuvas o mato cresce muito”, diz.
Sem nenhuma conservação, não existe calçada nos terrenos e o mato toma conta de todo o espaço, sendo que em vários trechos não existe muro ou cerca.
O estudante Rafael Paulo Bigatan, de 22 anos, conta que mora há 10 anos no local e desde que era criança lembra que os terrenos já eram abandonados.
O vizinho de outro terreno, no cruzamento das ruas Piratininga com a Ermilita, o analista Djavan Loureiro, de 30 anos, reclama que os terrenos abandonados ainda servem de esconderijo para diversos bichos e até lixo.
“Está sempre cheio de caramujo e tem muito mosquito. Às vezes jogam até lixo aí, sofá, mas sempre tem alguém que cata ou o caminhão de lixo leva”, diz.
Quem trabalha nas residências da região também sofre com o mato. A empregada doméstica Marinalva dos Santos, de 38 anos, reclama que “vem muito sujeira dos terrenos”. Ela trabalha em uma casa que fica rodeada por terrenos abandonados.
Responsabilidade - A legislação municipal determina que a limpeza e a conservação de terrenos particulares são do proprietário.
A lei estabelece que os proprietários dos imóveis são responsáveis, ainda, pela construção de calçadas e por mantê-las em perfeito estado de conservação. Os terrenos devem ser mantidos limpos, capinados, drenados e calçados.
O proprietário que descumprir a exigência pode ser notificado, recebendo o prazo de 30 dias para regularizar a situação. Se mesmo assim o terreno não for limpo, o proprietário pode receber multa que varia de R$ 1.542 a R$ 6.170 mil.
De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, do dia 1º de janeiro até meados de fevereiro foram notificados 2.749 proprietários de terrenos. Em 2011 foram aproximadamente 21 mil notificações.
A população pode denunciar para a Prefeitura Municipal terrenos que estejam abandonados por meio do telefone: 3314-3151.