ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mensagem sobre 'jogo da morte' chega à polícia e põe escolas em alerta

Autor de mensagem que corre em redes sociais estaria participando do game' Baleia Azul', que incentiva práticas de violência, automutilação e atos suicidas.

Anahi Gurgel | 19/04/2017 15:55
Mensagem que circulou nas redes sociais em Ponta Porã na manhã desta quarta (19), com ameaças de envenenamento. (Foto: Divulgação/Internet)
Mensagem que circulou nas redes sociais em Ponta Porã na manhã desta quarta (19), com ameaças de envenenamento. (Foto: Divulgação/Internet)

Professores de duas escolas de Ponta Porã procuraram a 1ª Delegacia da Polícia Civil do município, distante 346 quilômetros de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (19), depois que tiveram acesso a uma mensagem com ameaças de envenenamento aos alunos.

A suspeita é que o autor do texto estaria participando do “Baleia Azul”, jogo que está chamando atenção do mundo todo por incentivar atos violentos, a automutilação e comportamento suicida entre jovens.

De acordo com o registro, uma professora teria recebido a mensagem repassada por outras pessoas como alerta aos pais e responsáveis, e solicitaram medidas investigativas para apurar a autoria e veracidade do teor.

Confira na íntegra a mensagem: 

“Oi me chamo Lucas estou no desafio da Baleia Azul moro na cidade de Ponta Porã MS estou no décimo desafio que é dar balas envenenadas para 30 crianças de 3 escolas diferentes como já conhece bem a cidade escolhi o Magsul, Topo Gigio e Calvoso, pois tem mais crianças pequenas. Peço desculpas às mães mas tenho que cumprir ou eles vêm atrás de mim sinto muito pelos filhos de vcs ** desafio aceito”.

Fato semelhante foi registrado no município de Ipanema, em Minas Gerais, também nesta quarta-feira, quando mensagem que circulou em redes sociais dizia que jovem daria balas envenenadas para crianças de três escolas da cidade. A Polícia Militar, no entando, considerou o fato um boato.

O Campo Grande News entrou em contato com o delegado Lucas Caires, responsável pela 1ª DP do município, e também com a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul para obter informações oficiais sobre o caso, mas até o fechamento da matéria não houve retorno.

Jogo de internet "Baleia Azul" estaria incentivando adolescentes a cometerem automutilação e até suicídio. (Imagem: Internet)
Jogo de internet "Baleia Azul" estaria incentivando adolescentes a cometerem automutilação e até suicídio. (Imagem: Internet)

Jogo periogoso - O Baleia Azul, ou “Blue Whale”, é um game de internet que teria surgido na Rússia, estaria levando jovens a praticarem mutilações e até o suicídio. O jogo seria coordenado por um curador ou moderador que distribui tarefas a partir de comunidades fechadas de Facebook ou WhatsApp.

Ele instiga jogadores, a grande maioria adolescentes, a cumprirem 50 desafios diariamente. O último deles é retirar a própria vida.

Entre os desafios do game estão escrever frases e fazer desenhos com objetos pontiagudos na palma da mão e nos braços, mutilar partes do corpo, ficar pendurado em guindastes, assistir a filmes de terror e subir em telhados de madrugada, ir a uma estrada de ferro de madrugada, e, enfim, cometer suicídio.  

São mais de 56 mil vídeos sobre o assunto no YouTube. Vários grupos fechados em redes sociais com adolescentes comentam o tema. Autoridades de alguns países, como a Inglaterra, já emitiram alertas sobre o jogo.

No município de Pará de Minas, em Minas gerais, o falecimento do jovem Gabriel Antônio dos Santos Cabral, de 19 anos, está sendo investigada como relacionada ao "jogo da morte".

A família informou que ele estava tentando deixar o grupo da internet, mas que vinha sendo muito pressionado. O rapaz, que sofria de depressão, teria ingerido diversos medicamentos e o corpo foi encontrado pela esposa, no quarto do casal. 

Outro caso investigado pela polícia ocorreu em Vila Rica, no Mato Grosso, onde a morte da adolescente Maria de Fátima da Silva Oliveira, de 16 anos, teria relação com o “Baleia Azul”.

A jovem foi encontrada morta na última terça-feira (11) dentro de uma represa. 

Nos siga no Google Notícias