ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mesmo com decreto, maioria dos restaurantes permanece fechada

Estimativa é que 80% dos restaurantes da Capital permaneçam fechados, mesmo os que tenham delivery

Silvia Frias e Clayton Neves | 27/03/2020 14:01
Nem os que vendem marmitex abriram as portas hoje (Foto: Clayton Neves))
Nem os que vendem marmitex abriram as portas hoje (Foto: Clayton Neves))

O novo decreto municipal que amplia o funcionamento de restaurantes não provocou alteração significativa e hoje, já com a permissão da prefeitura de Campo Grande, poucos se aventuraram em abrir as portas. Por conta do esvaziamento da cidade, poucos clientes resolveram ir aos estabelecimentos.

A flexibilização divulgada ontem alterou decreto da ultima quarta-feira (25) que proibia o funcionamento dos restaurantes de quinta a domingo. Agora, veio a liberação, mas acompanhada de várias restrições (veja arte abaixo) para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

No fim da manhã, para verificar como os estabelecimentos fecharam o primeiro dia após publicação do decreto, a reportagem percorreu a as avenidas Afonso Pena, Mato Grosso e região central da cidade e o cenário era o mesmo dos últimos dias: portas fechadas. Apenas um restaurante estava aberto, o Multisabores, na Rua Pedro Celestino. No local, os proprietários, Fernando Érico Borges, 44 anos e Rosana Simões, 48 anos, estavam almoçando.

Cadeiras sobre as mesas e delivery em funcionamento (Foto: Clayton Neves)
Cadeiras sobre as mesas e delivery em funcionamento (Foto: Clayton Neves)

Fernando disse que estavam funcionando no sistema delivery e, mesmo assim, não estava valendo a pena. Segundo ele, em uma sexta-feira normal, venderia 120 refeições, entre marmitex e para clientes nas mesas, mas hoje, foram só quatro marmitex, ganho que não justifica o gasto de R$ 1 mil diários para elaborar os pratos. “Não adianta fazer comida sem ter movimento não comércio”.

Ainda próximo da área central, a padaria e conveniência Pão & Tal estava em funcionamento, o que já vinha sendo adotado regularmente. Hoje, das 17 mesas, 10 estavam ocupadas. Embora estivesse sendo respeitada a distância de dois metros entre as mesas, a ocupação é dobro do permitido pelo decreto.

Nos bairros, o cenário era parecido. No bairro Tiradentes, Andreia Lima resolveu abrir o as portas do restaurante Mohamed, além do serviço de delivery. Das 96 mesas, teve que reduzir o número, equipar os cinco funcionários com luvas e máscaras, mas, o movimento não ajudou: apenas uma mesa estava ocupada por cliente solitário.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Apesar do fraco movimento, disse estar aliviada pela mudança do decreto, mesmo com as imposições. “Lucro eu sei que não vou ter, mas, vou poder empatar”, calcula. Ela acredita que a entrega de marmitex possa ajudar nessa recomposição.

O presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Juliano Wertheimer, o novo decreto não deve altera o cenário existente, com a manutenção do fechamento de 80% dos mil estabelecimentos existentes em Campo Grande.

A suspensão para a maioria, segundo ele, segue em prazo indeterminado. “Respeitando isolamento social, apoiamos que as pessoas fiquem em casa”, disse, explicando que o setor precisa socorro, com linhas de créditos especificas que possilitem o pagamento de fornecedores e formação de capital de giro. Além disso, o pagamento de seguro-desemprego para trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias