ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Mesmo com tempo ruim, Sesau mantém vacinação no Centro da Capital

Ricardo Campos Jr. | 20/05/2017 12:28
Vacinação é voltada a público específico (Foto: Renata Volpe Hadad)
Vacinação é voltada a público específico (Foto: Renata Volpe Hadad)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) encerra neste sábado (20) o atendimento de vacinação contra a gripe montado na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande. Mesmo com tempo ruim, o atendimento está sendo mantido e segue sem pausa para o almoço até as 17h.

Podem tomar a vacina pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior.

A campanha termina no dia 26 de maio. A vacina está disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de de Saúde da Família).

De acordo com a Sesau até o dia 17 de maio foram vacinadas 104.654 pessoas de um total de 200 mil que compõem o público-alvo da campanha. Isso quer dizer que ainda faltavam 93 mil procurarem os postos para receberem a dose.

Os idosos são os que mais procuraram a imunização, são de 51.557; as crianças de 6 meses a menores de 5 anos estão em segundo lugar, com o total de 26.049.

As gestantes representam 4.067, e as puerperas (mulheres até 45 dias após o parto), 946. Os profissionais da saúde somam 10.473 pessoas vacinadas. Os professores somam 3.319 doses aplicadas. Os indígenas contabilizam 631 pessoas enquanto que os portadores de doenças crônicas, 7.495. A população privada de liberdade contabiliza 33 doses aplicadas e os e funcionários do sistema prisional, 151.

Para receber a dose, todos devem apresentar o CNS (Cartão Nacional de Saúde) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas cadastro na Sesai (Secretaria Estadual de Saúde Indígena).

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

Nos siga no Google Notícias