ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Ministério da Saúde exclui alarme falso de coronavírus atribuído a MS

Mesmo não se enquadrando nos critérios estabelecidos, atendimento realizado em Campo Grande foi notificado oficialmente

Tainá Jara | 10/02/2020 15:16
Atendimento de alarme falso de coronavírus foi feito na UPA do Coronel Antonino (Foto: Henrique Kawaminami)
Atendimento de alarme falso de coronavírus foi feito na UPA do Coronel Antonino (Foto: Henrique Kawaminami)

Na última sexta-feira, o 1º caso suspeito do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul apareceu no boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. Apesar do registro oficial, o caso aparece já como negativo na planilha. Por isso, deve ser excluído da base de dados nacional. A doença já mantou mais de 400 pessoas na China e nove casos são investigados no Brasil.

No registro divulgado, o caso é atribuído a Campo Grande, mas foi descartado porque não se encaixa nos critérios para ser considerado suspeito. Além de infecções respiratórias, o paciente precisa apresentar histórico de viagens para áreas de transmissão local do vírus ou vínculo – contato próximo com caso suspeito de 2019-nCoV nos últimos 14 dias.

Atendimento realizado pela Santa Casa da Capital, no dia 29 de janeiro, envolvia um jovem de 21 anos. Aos médicos, o paciente contou que teve contato com amigo que viajou à China nos últimos 15 dias, por isso acendeu o alerta na equipe médica.

Outro atendimento também descartado ocorreu no dia 25 de janeiro, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino. De acordo com a Sesau, a paciente veio do Japão e, como havia dividido o avião com chineses, procurou a unidade. “Mas, como não atendida as definições de casos suspeitos, o caso foi excluído. Entretanto o ministério foi notificado do alarme falso”, explicou.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Veruska Lahdo, o caso em questão foi descartado. “O critério era ter vindo de área de risco. Não foi o caso”, ressaltou. Desta forma, segundo ela, não há ainda motivo para preocupação quanto a suspeitas da doença na Capital.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) explicou que o registro será excluído da base de dados nacional, pois, não se enquadra na definição de caso suspeito.“A SES acompanhou o exame laboratorial e foi confirmado outro tipo de vírus”.

Conforme o Ministério da Saúde, entre os dias 18 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020, foram notificados 102 casos para investigação do novo coronavírus em 13 estados brasileiros, o que inclui Mato Grosso do Sul. Deste total, 70 foram excluídos, 24 descartados após exames e 9 continuam como realmente suspeitos.

Tabela indica casos notificados no Brasil, uma atribuído a MS.
Tabela indica casos notificados no Brasil, uma atribuído a MS.
Nos siga no Google Notícias