ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Ministério da Saúde inclui grávidas e puérperas como prioridades para imunização

Em Campo Grande ainda não há data definida para o início da vacinação deste novo público

Jhefferson Gamarra | 27/04/2021 13:55
Em Campo Grande 225 grávidas e mulheres pós-parto com comorbidades já foram imunizadas (Foto: Marcos Maluf)
Em Campo Grande 225 grávidas e mulheres pós-parto com comorbidades já foram imunizadas (Foto: Marcos Maluf)

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (27), uma nota técnica que prevê a inclusão de todas as gestantes e mulheres pós-parto no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19.

A recomendação para a vacinação deste novo grupo, segundo a nota técnica, se deve ao fato de que "a gestação e puerpério são fatores de risco para desfechos desfavoráveis da covid-19, tanto no que diz respeito ao risco de hospitalização e óbito, mas também em desfechos gestacionais desfavoráveis como parto prematuro, abortamento entre outros."

Apesar da indicação para imunização deste novo público iniciar a partir de maio, o Governo Federal alerta que a data exata dependerá da disponibilidade das doses.

Em Campo Grande, neste momento estão sendo vacinadas pessoas de 59 anos e profissionais da saúde acima de 35. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Capital irá seguir a determinação do ministério, porém "primeiro é preciso ter vacina e fazer a segunda dose de quem precisa tomar". Segundo a pasta, não há previsão para a chegada de um novo lote de imunizantes.

No documento, o Ministério da Saúde, indica que o grupo de gestantes e puérperas serão vacinadas em duas etapas, sendo o primeiro de mulheres grávidas ou no pós-parto que tenham comorbidades. Na Capital este primeiro grupo já começou a ser imunizado, no total 225 grávidas e puérperas com comorbidades já tomaram a vacina.

Na segunda fase, serão vacinadas todas as gestantes e puérperas, independentemente de condições ou doenças pré-existentes. Poderão ser vacinadas todas gestantes com qualquer idade gestacional.

Imunizantes de qualquer fabricante que estiver disponível poderão ser aplicados. Para aquelas que tiverem tomado a vacina contra a gripe, deverá ser respeitado uma janela de no mínimo de 14 dias entre as doses.

Nos siga no Google Notícias