ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Ministra entrega veículos para conselhos tutelares e pede mais recursos

"Foca em mim", disse Damares em solenidade de entrega de veículos para sete municípios de MS nesta sexta-feira (28)

Ronie Cruz e Leonardo Rocha | 28/06/2019 11:26
Ministra Damares Alves em entrevista para jornalista durante solenidade em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco)
Ministra Damares Alves em entrevista para jornalista durante solenidade em Campo Grande (Foto: Marina Pacheco)

Em visita a Campo Grande nesta sexta-feira (28), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) Damares Alves fez a entrega de sete veículos do modelo Citroën Aircross para conselhos tutelares de sete municípios de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, a ministra e pastora aproveitou a oportunidade para pedir mais recursos ao Ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes.

A solenidade de entrega dos automóveis foi realizada pela manhã na garagem da concessionária Monet na Capital. Entre os municípios contemplados com os veículos estão Sonora, Água Clara, São Gabriel do Oeste, Nova Alvorada do Sul e Miranda. O governo federal investiu R$ 386 mil.

Damares disse na ocasião que os veículos são frutos de parcerias realizadas no ano passado e que diminuiu a burocracia para a liberação dos carros ao assumir a pasta. “As crianças têm pressa. Antes havia burocracia muito grande e com isso muitos veículos se perdiam no meio do caminho”.

Sete veículos estacionados no pátio da concessionária Monet em Campo Grande seguirão para o interior do estado (Foto: Marina Pacheco)
Sete veículos estacionados no pátio da concessionária Monet em Campo Grande seguirão para o interior do estado (Foto: Marina Pacheco)

Na presença de prefeitos, vereadores e deputados, a Ministra fez um pedido pessoal: “foca em mim”. E disse que se pudesse, por ter carinho pelo estado, teria um gabinete em Campo Grande. Ela aproveitou a ocasião para mandar um recado ao economista de Bolsonaro. “Ministro Paulo guedes, mande mais dinheiro para mim por favor para que eu possa ajudar mais prefeituras e comprar mais veículos”, suplicou.

Dados apresentados pela ministra apontam para pelo menos 30 municípios que precisam de veículos para o trabalho de conselhos tutelares. “MS tem muitas crianças indígenas, em situação de rua ou sendo abusadas e precisa do olhar governo federal. Por isso queremos fazer um trabalho mais efetivo no estado”, afirmou.

A titular da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, concordou com a ministra dizendo que crianças têm pressa e que o governo do estado está fazendo sua parte. “Existe uma luta constante no estado para ajudar crianças e conselhos tutelares e ficamos felizes com a entrega de carros pelo governo federal”.

A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MMFDH, Petrúcia de Melo, que veio na comitiva de Damares, falou sobre a necessidade de gestão pública atuante em apoio aos conselhos tutelares e no combate a irregularidades. “Recebemos denúncias de muitos carros entregues aos conselhos que são usados por outras secretarias e por prefeitos. O ministério pretende abrir portaria que prevê punições para prefeituras que usam esses carros de forma irregular”, ressaltou.

Nos siga no Google Notícias