ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ministro afirma que está esperançoso em acordo entre índios e produtores

Francisco Júnior e Aline dos Santos | 13/08/2013 11:39
Ministro está esperançoso com acordo. (Foto: Cleber Gellio)
Ministro está esperançoso com acordo. (Foto: Cleber Gellio)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que ainda não tem prazo e nem o valor a ser pago pelas propriedades que foram consideradas indígenas. Ele participa nesta manhã (13) de uma reunião em Campo Grande que vai definir os parâmetros do acordo entre os produtores e os índios.

Sem revelar detalhes, o ministro afirmou que está bastante esperançoso com o resultado da reunião de hoje. Segundo ele, o que for acordado vai servir de referência para o restante do País. “O Rio Grande do Sul pode usar a mesma solução”. Participam da reunião membros da AGU (Advocacia Geral da União) e Procuradoria Geral do Estado.

Conforme Cardozo, hoje será debatido a questão jurídica do acordo com objetivo de uma encontrar uma solução. Ele explicou que o pagamento do valor das propriedades será feito ao governo do Estado que será o responsável pelo repasse da quantia aos produtores. “Essa foi a solução mais equilibrada encontrada para resolver o aspecto jurídico. A ideia é fazer um acordo com o governo que não onere o Estado de Mato Grosso do Sul”.

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que o Governo do Estado não dispõe de recursos para pagar os TDAs (Títulos da Dívida Agrária) aos produtores rurais. Essa proposta era defendida pelos produtores , que aceitariam o acordo, desde que o governo estadual aceitasse trocar os TDAs por dinheiro.

Sem citar prazo e valor, o ministro revelou que a primeira indenização será para o proprietário da fazenda Buriti, que fica em Sidrolândia, já que as negociações estão mais avançadas.

Após finalizar o acordo com a Buriti, a próxima área a ser negociada será onde estão indígenas da etnia Guarani. Cardozo não revelou em que região e nem o nome da propriedade.

Nos siga no Google Notícias