A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

14/02/2020 11:49

Ministro do STF pode levar reforma de escolas por presos a outros estados

Em Campo Grande, Dias Toffoli participou de reinauguração de escola estadual

Jones Mário e Leonardo Rocha
Escola Estadual ganhou nova biblioteca custeada por indenizações trabalhistas (Foto: Henrique Kawaminami)Escola Estadual ganhou nova biblioteca custeada por indenizações trabalhistas (Foto: Henrique Kawaminami)

A reforma da Escola Estadual Lino Villachá, situada no Bairro Nova Lima, região norte de Campo Grande, foi entregue na manhã desta sexta-feira (14), com presença do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Dias Toffoli. O ministro aprovou a revitalização, feita por presos do regime semiaberto, e pode levar a iniciativa para outros estados.

A Lino Villachá é a 11ª escola reformada pelo projeto “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade”, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) em parceria com o governo estadual.

As obras foram realizadas por 20 detentos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. A reforma abrangeu 9.721 m² da escola e recebeu investimento de R$ 398,5 mil, arrecadados com o desconto de 10% dos salários dos presos que trabalham via convênio em Campo Grande.

O salário-mínimo dos presos é pago pela SED (Secretaria de Estado de Educação).

Local foi reformado por 20 detentos do regime semiaberto (Foto: Henrique Kawaminami)Local foi reformado por 20 detentos do regime semiaberto (Foto: Henrique Kawaminami)

Segundo o diretor da Lino Villachá, Olívio Mangolim, a revitalização foi dividida em duas partes. A primeira coube ao projeto do TJMS, que fez reparos nas partes estrutural, elétrica, hidráulica, pintura, forro, infraestrutura para ar-condicionado, limpeza do terreno, piso novo e jardinagem.

Com prédio de 35 anos e calejada por alagamentos devido às chuvas, a escola também ganhou nova galeria pluvial, que promete melhorar a drenagem.

Em uma segunda etapa, com cerca de R$ 100 mil em recursos de indenizações trabalhistas recolhidas por TRT 24ª Região (Tribunal Regional do Trabalho) e MPT-MS (Ministério Público do Trabalho), o local de ensino recebeu novas biblioteca, sala e banheiro dos professores, quatro computadores e 35 aparelhos de ar-condicionado.

Reforma permitiu instalação de novos aparelhos de ar-condicionado (Foto: Henrique Kawaminami)Reforma permitiu instalação de novos aparelhos de ar-condicionado (Foto: Henrique Kawaminami)

“Na escola, o ambiente é tudo. Agora temos um local propício para o bom aprendizado”, falou Mangolim.

A Lino Villachá atende 1,1 mil estudantes, do 6º ano no Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Ministro - Em Campo Grande, Dias Toffoli percorre tribunais dos estados a fim de ampliar a integração do Poder Judiciário.

O ministro já esteve em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Ministro Dias Toffoli está em Campo Grande para ações de integração do Poder Judiciário (Foto: Henrique Kawaminami)Ministro Dias Toffoli está em Campo Grande para ações de integração do Poder Judiciário (Foto: Henrique Kawaminami)
Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions