A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018

20/10/2011 19:29

Morador de rua em Campo Grande diz ser lendário goleiro Mão de Onça

Fabiano Arruda
Homem vive em barraco no bairro Santo Amaro. (Foto: João Garrigó)Homem vive em barraco no bairro Santo Amaro. (Foto: João Garrigó)
Morador de rua se emociona ao falar da suposta carreira de jogador.Morador de rua se emociona ao falar da suposta carreira de jogador.

Num terreno na Rua Natálio Abrão, bairro Santo Amaro, em Campo Grande, debaixo de uma árvore, um homem vive num pequeno barraco de lona. Com barba grande, ele diz ser o ex-goleiro Mão de Onça.

Alegando não possuir documentos, ele diz se chamar Marcelo Costa da Silva e ter 48 anos. Contudo, o nome, a idade, tampouco a imagem batem com a história de três goleiros famosos que foram apelidados de Mão de Onça.

O homem conta ter passado pelo Misto de Cuiabá, União Ferroviária (SP) e que sua carreira ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980. O detalhe é que, nesta época, caso a idade real seja de 48 anos, tinha apenas sete anos no início desta década.

Questionado sobre a pouca idade que teria na época afirmada como jogador de futebol, ele se mostra confuso e não sabe esclarecer.

Em condições de vida degradantes, ele conta que gasta em bebida alcoólica o “trocado” que arrecada com a venda de latinhas de bebidas. Nega ser usuário de drogas, diz fazer apenas refeição no jantar na casa de uma amiga e que mora no barraco há dois anos.

Entre mais informações imprecisas, revela que também atuou no Palmeiras, mas como zagueiro antes de ser goleiro. Até se emociona ao falar da possível carreira.

Em entrevista ao Campo Grande News, o ex-jogador Gonçalves, que atuou no Comercial e foi um dos primeiros atletas a jogar no futebol profissional de Mato Grosso do Sul, afirmou que conheceu um goleiro apelidado de Mão de Onça, porém, que ele vivia em Cuiabá (MT).

Athanásio de Almeida, apelidado de Mão de Onça, foi goleiro do Operário em Campo Grande na década de 70. (Foto: Site Que Fim Levou?) Athanásio de Almeida, apelidado de Mão de Onça, foi goleiro do Operário em Campo Grande na década de 70. (Foto: Site "Que Fim Levou?")

Nos arquivos históricos sobre futebol, ex-arqueiro do mesmo apelido realmente mora no estado vizinho. Jogou no Operário de Várzea Grande, chama-se João Ferreira Ramos tem 63 anos e é ídolo do futebol mato-grossense. Foi trabalhar na sede do ex-clube após ser encontrado perambulando e mendigar nas ruas, decadência após envolvimento com bebidas alcoólicas.

Em Campo Grande, o único goleiro da década de 70, chamado de Mão de Onça, é Athanásio de Almeida. Segundo o site "Que Fim Levou?", do jornalista Milton Neves, ele jogou no Operário da Capital no fim dos anos 70, nasceu em 1944, em Miranda. Após passagens até pelo Flamengo e Sociedade Esportiva Industriária, pendurou as luvas em 1979.

Também segundo informações do site "Que Fim Levou?", outro Mão de Onça, Durval de Moraes, nasceu em Itu (SP) no dia 2 de junho em 1931 e ficou famoso por sofrer um golaço do rei Pelé, que aplicou três chapeus, inclusive nele, antes de marcar.

Moradores do bairro Santo Amaro dizem não conhecer o homem como Mão de Onça. Eles demonstraram não saber quem realmente é Marcelo Costa da Silva e por que ele diz ser o ex-goleiro Mão de Onça.

João Ferreira Ramos, também apelidado de Mão de Onça, foi ídolo do futebol em MT e também viveu como mendigo. (Foto: Reprodução)João Ferreira Ramos, também apelidado de Mão de Onça, foi ídolo do futebol em MT e também viveu como mendigo. (Foto: Reprodução)


Eu passei minha infância na cidade de Dracena, interior de São Paulo e ia muito assistir os jogos do Dracena Futebol Clube no Estádio Irio Spinard, se não me engano deveria ser o Paulista da 2ª divisão isto entre 1963 ou 1964 e o goleiro do Dracena chamava-se Mão de Onça, eu o conheci pessoalmente mas nunca soube o seu nome verdadeiro.
 
Jamil Cardoso em 17/01/2014 21:13:53
João Ferreira Ramos, também apelidado de Mão de Onça, foi ídolo do futebol em MT e também viveu como mendigo. (Foto: Reprodução)ESSE RAPAZ Q APARECE NA FOTINHA, EU CONHECI E TIVE CONVIVENCIA COM ELE EM CUIABÁ-MT
 
FATIMADOROTEIA DE ARRUDA LIMA em 13/10/2012 01:36:10
Moro em Campo Grande,sou casado tenho três filhos, estou cursando o quarto ano de direto na ucdb.sou muito feliz.abraço. tenho o apelido de mão de onça. quando jogava.
 
Athanazio de Almeidaq em 22/10/2011 08:21:29
Esse camarada, Marcelo Costa da Silva se enganou, o verdadeiro mão de onça que conheci e conheço é esse Sº da foto e de terno que é meu Tio e Padrinho Athanazio de Almeida, que conheço desde pequeno. Jogou no Operário de ms, e era um ótimo goleiro.
 
Gilson de Almeida costa em 22/10/2011 04:02:50
Olha, não sei qual motivo levou p/ rua, um rapaz novo, esta precisando um tratamento psicologio, ele passa sempre final de semana no centro pedindo bolo, cafe, agua, bolacha recheada, e, guando agente fala que não tem fica irritado, sai falando coisa que não da p/ entender, um dia demoramos p/ atender, ele quebrou meu interfone. Eu tenho medo dele, não atendo mais. sugestão: foto desaparecimento.
 
Aparecida Romeiro em 21/10/2011 11:10:27
Para ele, pouco importa saber quem é. Alias, não é atoa que ele cria esses personagens. Ele vive de fantasia. Gostei da matéria. Respeito é fundamental.
 
Mariana Duenha em 21/10/2011 11:02:16
De toda forma ele agora precisa de ajuda para morar comer e dormir, acredito que atravez desta reportagem ele seja ajudado pois ele merece é um ser humano meu deus abençõe alguem para ajuda-lo... é teu filho pai...
 
Dayse Silva em 21/10/2011 10:16:10
Esse cara tem mais cara de bin laden.
 
joao carlos colli em 21/10/2011 09:24:33
(...) "ele conta que gasta em bebida alcoólica o “trocado” que arrecada com a venda de latinhas de bebidas. Nega ser usuário de drogas, "(...)
Me digam por favor, o que seria então bebida alcoolica senão uma DROGA lícita, mas uma DROGA? Precisamos parar de fazer apologia ao uso da bebida alcoolica como se ela fosse inofensiva.
E quanto a esse senhor, a criatura está totalmente debilitada psicologicamente, não sabe nem quem é.
 
CLAUDIO MOREIRA em 21/10/2011 09:24:20
O João Ferreira Ramos, este sim é o Mão de Onça que conhecí defendendo o time Operário de Dourados em jogos no Belmar Fidalgo e depois no Morenão e inclusive no campo da LEDA(liga esportiva douradense), no final dos anos 60 i9nicio dos anos 70. Ha algum tempo , eu estava em Cuiabá e me levaram para ver o "famoso goleiro do Mixto de Cuiaba" , mendimgando na rodoviária daquela cidade. Ele reconheu.
 
Roberto higa em 21/10/2011 08:40:57
Será que ele não está confundindo com "Bafo de Onça".
 
Paulo Gonçalves em 20/10/2011 11:52:24
João Ferreira Neto o Mão de Onça eu tambem conhecí ,jogando pelo Operário de Dourados na década de 70 , tanto no Belmar Fidalgo como depois no Morenão. e tambem na LEDA(liga esportiva douradense). Ví o Mão de Onça , ha um tempo atras mendigando na rodoviária de Cuiabá(tenho certeza que me reconheceu), pois quando me viu , saiu de onde estava me olhando de soslaio, estava muito barbudo .e bebado
 
roberto higa em 20/10/2011 11:32:00
BEM PROVAVEL Q SEJA O MÃO DE ONÇA QUE JOGOU NO UBIRATAN DE DOURADOS....NOS TEMPOS QUE COMEÇOU O FUTEBOL PROFISSIONAL DE MS...S.E.I, ASAS-FC, E.C.COMERCIAL, OPERARIO F.C, UBIRATAN ETC...
 
filadelfio terencio em 20/10/2011 10:36:18
Que triste!!! o morador de rua, realmente lembra Sr. Athanásio (sorridente e de terno). O nariz é igual, mas tbém parece ser apesar da vitalidade na foto, mais velho que o nosso moço.
O que o maldito vício, faz com uma pessoa.
Torço para que encontre suas raízes, tbém para que saia dessa vida.
 
neyde de oliveira em 20/10/2011 09:49:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions