A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

03/12/2013 10:45

Morador sofre com falta de internet e preço alto do acesso via rádio

Aliny Mary Dias
Em alguns pontos do bairro, nem o modem 3G funcionam (Foto: Marcos Ermínio)Em alguns pontos do bairro, nem o modem 3G funcionam (Foto: Marcos Ermínio)

Nos últimos três anos, houve aumento de 44% no número de residências com acesso à internet em Campo Grande. Apesar da grande expansão em apenas três anos, moradores do 2º maior bairro da Capital estão “parados no tempo” e vivem a rotina de problemas com conexão, falta de cobertura por parte das operadoras de telefonia e preços abusivos das empresas que disponibilizam a internet via rádio.

A reclamação é antiga, mas os anos passam e as dificuldades dos moradores do bairro Nova Lima continuam. Letícia Ribeiro, 29 anos, mora há três anos no bairro e vive no completo isolamento digital.

Ela conta que quando se mudou para o bairro fez a peregrinação de ligar para todas as empresas de telefonia, mas a informação era sempre a mesma: sem cobertura prevista para a região. Depois de muito procurar, a moradora acabou se rendendo à internet via rádio.

“Eu via as antenas aqui, faixas e muitos moradores instalando. Resolvi arriscar, paguei R$ 220 para instalar e R$ 69 por mês”, conta Letícia. Apesar da tentativa e dos gastos, a moradora não ficou um mês com um serviço.

“Para mim foi só dor de cabeça, a velocidade era muito ruim. Para o meu trabalho, eu precisava ver vídeos e não carregava nada. Para quem só fica no Facebook, até que dá, mas no meu caso não serviu”, explica.

Faixas estão espalhadas pelo bairro (Foto: Marcos Ermínio)Faixas estão espalhadas pelo bairro (Foto: Marcos Ermínio)

Diante da falta de opção, a moradora até tentou recorrer aos modems 3G, que podem ser conectados a notebooks ou tablets, mas a baixa velocidade foi o empecilho que deixou a família alheia ao digital.

Não é difícil encontrar moradores insatisfeitos com os serviços da internet via rádio e pela falta de cobertura das grandes empresas de telefonia. Celina da Costa mora há 6 anos no bairro e paga R$ 79,90 por um pacote de 1 MB de internet via rádio. A usuária reclama dos altos preços cobrados.

“As outras empresas cobram bem menos, mas não temos cobertura. Eu pago esse absurdo e o serviço não é lá essas coisas”, conta.

O valor pago por Celina é bem mais alto do que pacotes oferecidos pelas empresas de telefonia. Na Oi, por exemplo, um pacote que inclui 200 minutos de telefone fixo e 1 MB de internet pode ser encontrado por R$ 45. Em outras empresas como a GVT, pacotes com telefone e internet saem a partir de R$ 69,90.

Se a situação é complicada para quem usa a internet como lazer ou meio de estudo, para quem tem comércio a falta de opção é pior ainda. Diego Oliveira, 20, é professor em uma academia do bairro Nova Lima e conta que a única alternativa encontrada pelo dono do estabelecimento foi o modem 3G.

Antenas via rádio se tornaram comuns ao lado de antenas de TV (Foto: Marcos Ermínio)Antenas via rádio se tornaram comuns ao lado de antenas de TV (Foto: Marcos Ermínio)

“Aqui a velocidade é péssima, ainda temos a cobertura do modem, mas na minha casa, por exemplo, é só a via rádio. Eu pago R$ 60 para um pacote de 600 KB e é o mesmo valor pago por 1 MB em muitos outros pacotes”, completa.

Números – A informação repassada pelas operadoras de telefonia para os moradores é que não há previsão de implementação dos serviços no bairro. A NET, por exemplo, informou para um morador que no ano que vem estão previstos investimentos para a região.

De acordo com os dados atualizados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), atualmente existem 137.411 domicílios em Campo Grande com acesso à internet banda larga. Em 2010, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de residências era de 95.351 casas com acesso.



Eu moro na entrada do nova lima perto do corredor, eu pago internet da oi velox 1 mega por 54 reais incluindo telefone fixo, da para ver videos no youtube com qualidade de 360p , só que os download são muito demorados são mais de horas e horas para fazer download, dependendo do arquivo, a net realmente tem que chegar aqui no novo lima porque via radio aqui é um absurdo e além de ter uma conexão ruim.
 
Marlon Novaes em 21/08/2014 22:25:03
Sou cliente da Vivo e uso o serviço em toda a cidade, sem nenhum tipo de problema, inclusive vou para o interior e posso usar em 39 cidades do Estado com velocidade excelente. Apenas R$ 64,90, há também a opção do Box e o pessoal fez uma venda consultiva dentro das necessidades que eu precisei.
 
Augusto Gausmann em 03/12/2013 15:47:29
Olá,,, tenho internet via radio em minha casa e nao é tudo isso que as pessoas colocam defeito, pago 55,00 em 1 mega. e tem varias empresas de internet via radio na região com preços e qualidade de serviços diferentes. acho se esta mais caro é pq o serviço é bom.
abraços a todos Leandro
 
Leandro de souza em 03/12/2013 14:59:44
moro na região sul de campo grande saída para Sidrolândia e aqui também só internet via radio uma porcaria, já tentei todas as operadoras, mas nenhuma delas tem planos de internet para essa região
 
FRANCISCO MOREIRA em 03/12/2013 14:57:32
culpa do Bernal
 
Ricardo Raul em 03/12/2013 14:38:50
Utilizo a internet via radio na região do Nova Lima, tanto para comércio tanto residencial e faz mais de 6 anos, e não tenho nenhum problema quanto a prestação do serviço, pois tenho consciência das dificuldades que os provedores tem para prestar o serviço, tanto na parte tecnológica quanto a custos de obtenção de links dedicados que são caríssimos, e o desconhecimento da população quanto a banda contratada, se fosse só a internet via radio que é cara e se o problema fosse a via rádio, seria fácil resolver, em questão de qualidade não tenho a reclamar pois todo qualquer tipo de serviço passa por problemas telefonia, 3g, banda larga adsl, energia elétrica, aguas, pois dependemos de máquinas. E para estes problemas existe a palavra técnico e etc..
 
Jonas da Silva em 03/12/2013 14:34:52
Quando se escolhe um lugar pra se morar um dos requisitos é verificar se lá tem serviço de internet ou não.
 
Cyro Escobar em 03/12/2013 14:23:33
Tem tanta gente com falta de comida, educação e segurança.
internet compra uma rede móvel e pronto.
 
thiago cruz em 03/12/2013 13:46:10
eu moro no tarsila tambem tenho dificuldade com a net da vivo cai o sinal frequente e nao resolve nada poderia melhorar a net para essa regiao espero
 
madalena centuriao em 03/12/2013 13:40:45
Em breve a IDL NET estará atendendo essa região.
 
Leandro Vieira em 03/12/2013 13:22:12
Isso não é problema somente do Nova Lima, a operadora OI não consegue atender muitas regiões da cidade, como no meu caso Jardim Aeroporto onde moro a 4 anos e sempre é a mesma resposta não portas disponíveis para a região e não tem previsão de quando irá ter. A verdade que a empresa esta investindo em infra estrutura somente no interior do estado e abandonou a capital!
 
Danilo Ribeiro em 03/12/2013 13:21:28
Trabalho em um Provedor de Internet (IDL NET) e já encontra-se em estudo local para instalação de torre de transmissão no bairro Nova Lima. Previsão de implantação da rede é para janeiro de 2014.
São planos de altas velocidades, download ilimitado e sem linha telefônica.

Caso alguém tenha interesse, entre em contato para fazer parte da lista de espera. 0800 932 0000 (ramal 5969) ou 3344-5969
 
Leandro Vieira em 03/12/2013 13:01:42
EU TENHO INTERNET VIA RADIO EM CASA E NAO TENHO PROBLEMA NA MINHA REGIÃO JOSÉ TAVARES DO COUTO AO LADO DO NOVA LIMA, SAI MAIS BARATO SE EU FOSSE TER ADSL + A LINHA TELEFONICA. 100% SATISFEITO E PAGO R$ 79,90
 
paulo cezar nogueira em 03/12/2013 12:59:53
Olá amigos, essas informações são totalmente ao contrario da realidade informada, tenho plano de 1 mega em minha casa e assisto filmes, baixo musicas, olho videos e nao tenho problema quanto a conexão, as vezes o problema encontrado é maquina da pessoa com problema com lentidão, tentei instalar oi e nao chegava a velocidade contratada, a via radio chega o meu 1 mega certinho.
 
carlos barbosa em 03/12/2013 12:46:06
moro no Jardim Azaléia proximo ao Copasul e a internet da claro, tim, vivo, conexão 3G é pura enganação e um absurdo na cobrança, varios dias do qual se paga não conecta nada, nem adianta reclamar, pois sempre dão uma desculpa.
 
Ana Paula em 03/12/2013 12:43:04
Estou no nova lima a 5 anos e nunca consegui "convencer" uma operado de telefonia a me fornecer internet, em contra partida temos o pessimo atendimento das via radio que compram o sinal ADSL no bairro Nova Bahia e retransmitem para o nova lima lucrando e muito com o serviço, o que mais me indago e que na regiao que foram construidos condominios de luxo e um shoping ja tem o fornecimento total de internet banda larga por parte das mesmas operadoras.
 
Wanilton Macedo em 03/12/2013 12:07:49
Eu moro bem antes do Nova Lima, próximo ao Atacadão e há muito que tento colocar a internet em casa e não consigo, só mesmo via radio, que é uma droga. Quanto mais voce precisa mais te deixam na mão...
 
Loíde Pereira da Silva em 03/12/2013 11:38:29
GVT não chegará tão cedo ao Nova Lima infelizmente.
 
Diego Souza em 03/12/2013 11:34:15
pago R$ 74 por 5 mega da Vivo 3G