ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Moradores de condomínio infestado de gatos estão em pé de guerra

Viviane Oliveira | 29/03/2011 09:50

Moradores reclamam que a noite os gatos arranham os carros

Dentro da casa de Carlos vivem sete gatos, sem contar os que estão espalhados no condomínio. (Foto: João Garrigó)
Dentro da casa de Carlos vivem sete gatos, sem contar os que estão espalhados no condomínio. (Foto: João Garrigó)

Os moradores do Residencial Flamingos, em Campo Grande, travam uma guerra que divide os que gostam e os que não suportam mais a grande quantidade de gatos no local. Os moradores que protestam estão preocupados com as doenças que podem ser transmitidas por esses animais. Cerca de 50 gatos moram no condomínio. A briga já foi parar até na Justiça.

A reportagem do Campo Grande News esteve no residencial, e o que se vê são gatos espalhados para todo lado.

Segundo uma moradora, que não quis se identificar, algumas pessoas alimentam os gatos que vem da rua, e com isso o condomínio fica infestado.

Conforme a síndica Cideni Felske, o problema foi passado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que foi até o condomínio e colocou uma arapuca para pegar-los. “Tem morador que não quer que tire os gatos, então eles retiram a armadilha”, lamentou.

A síndica conta que tem recebido diversas reclamações dos moradores. A maioria é contra a criação desses animais no condomínio, mas diz que tem uma pequena minoria que é a favor. “As pessoas reclamam que a noite os gatos arranham os carros, fora o cheiro de fezes e as doenças que esse bicho pode trazer”, disse.

Conforme ela, rações são colocadas nas calçadas das casas e com isso aumenta a população de gato e de pombos também, que são atraidos pela comida.

Gleci mostra o escorpião morto pelo gato. (Foto João Garrigó)
Gleci mostra o escorpião morto pelo gato. (Foto João Garrigó)

O aposentado Carlos Anastácio Cespedez, e sua esposa Gleci Pereira, os dois de 66 anos, estão entre os que são contra o extermínio de gatos no local.

O casal cria sete animais dentro do apartamento e admite que dá comida para os felinos que estão sem dono. “Eu tenho dó de ver esses bichos passando fome, por isso que alimento”, contou Carlos.

Segundo Gleci os gatos protegem a família de animais peçonhetos. "Esses dias um dos nossos gatos matou um escorpião que entrou dentro de casa", afirma a dona-de-casa exibindo o bicho dentro de um vidro.

Carlos conta que no ano passado ganhou na Justiça o direito de ficar com os gatos. “O condomínio entrou na justiça, mas 60% dos moradores criam animais”.

Uma moradora diz, que mora há 20 anos no condominío e que sempre conviveu com esse problema. "Mas, agora está demais, cada bloco tem no minímo dois gatos", destaca.

O condomínio conta hoje com 44 blocos e 704 apartamentos.

Doenças – Algumas das doenças mais comuns, transmitidas pelos gatos são a verminoses, toxoplasmose, que são transmitidas pelas fezes e alergias de modo geral.

De acordo com o veterinário Rosalvo Silveira Júnior, os gatos também transmitem a raiva, mas há 20 anos que não tem registro desta doença na Capital.

Nos siga no Google Notícias