ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Moradores do Tiradentes cobram asfalto que, segundo eles, consta só no papel

Elverson Cardozo | 16/02/2012 11:55

Presidente do bairro resolveu promover manifestação depois que moradores receberam cobranças indevidas da taxa de pavimentação no IPTU 2012

Moradores durante protesto nesta quarta-feira. (Foto: João Garrigó)
Moradores durante protesto nesta quarta-feira. (Foto: João Garrigó)

Moradores do Tiradentes fizeram protesto ontem. O motivo é o asfalto que, segundo a associação de moradores do bairro, consta apenas no papel. Algumas das ruas que, conforme a associação, deveriam ter recebido pavimentação permanecem esburacadas e sem qualquer malha asfáltica.

“Asfalto e drenagem. Só queremos o que já pagamos” diziam os cartazes segurados por um morador durante manifestação pacífica realizada no início da noite desta quarta-feira (15).

Depois de receber denúncias de aproximadamente 17 moradores e utilizando cópias de carnês do IPTU como provas, o presidente do bairro e conselheiro da região, Marcelo Mariano, resolveu promover o protesto.

O motivo é a denuncia de que, na Prefeitura de Campo Grande, o Tiradentes II, III e Nova Tiradentes consta como asfaltado, enquanto apenas algumas ruas e a linha de ônibus receberam pavimentação.

Presidente do bairro mostra carnês de IPTU que guarda como provas. (Foto: João Garrigó)
Presidente do bairro mostra carnês de IPTU que guarda como provas. (Foto: João Garrigó)

Moradores também reclamam que estão recebendo cobranças de taxas indevidas, referente à malha asfática.

“Esse boato existe há muito tempo, mas só agora chegou ao meu conhecimento”, afirmou, acrescentando que assumiu a presidência em abril do ano passado.

Desde o início de 2011, a secretária Carmem Lúcia Bucker, de 53 anos, moradora da rua Marrey Júnior, afirma receber cobranças indevidas em sua casa. O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano praticamente dobrou de valor com relação a 2011.

O imposto que geralmente vinha R$ 400,00 subiu para aproximadamente R$ 800,00. A moradora afirma que no boleto há a indicação de pagamento de taxa de pavimentação asfáltica, mas o valor não vem discriminado.

Situação semelhante enfrenta o autônomo Francisco de Oliveira Batista, de 53 anos, morador da rua Antônio Marques há 20 anos. “O que a gente fica revoltado é que estamos pagando asfalto e não têm asfalto”, disse.

Para o presidente do bairro, a denúncia merece atenção das autoridades.

Questionado se já procurou a Prefeitura para esclarecer a situação, Mariano afirmou que optou primeiro em reunir os moradores e avisar a imprensa. “Os moradores pagam o IPTU com taxa de asfalto, então subtende-se que o bairro está asfaltado”, disse.

“O que a gente fica revoltado é que estamos pagando asfalto e não têm asfalto”. (Foto: João Garrigó)
“O que a gente fica revoltado é que estamos pagando asfalto e não têm asfalto”. (Foto: João Garrigó)

Segundo o presidente, com a entrega dos carnês do IPTU muitos moradores já procuraram a Central do Cidadão para reclamar da cobrança e foram orientados a efetuaram o pagamento solicitado, para só então serem ressarcidos. Outra resposta foi de que o valor seria um erro de digitação, o que Mariano considera improvável devido ao número de reclamações.

Para o presidente do bairro, a orientação de ressarcimento é uma prova clara de que a Prefeitura sabe da irregularidade. “A nossa briga é que isso tudo aqui consta como asfaltado”, afirmou, apontando para rua cheia de lama.

Mariano afirma que, se a situação não for resolvida, o caso será comunicado ao Ministério Público. “Nós vamos fazer reuniões e juntar mais provas e buscar aconselhamento jurídico para entrar com ação junto ao Ministério Público o mais breve possível”, finalizou.

Lista de Prioridades - Durante entrevista ao Campo Grande News, Marcelo Mariano mostrou a lista de prioridades para o ano de 2012, protocolada em novembro do ano passado junto ao Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e aprovado pelo CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização).

A pavimentação asfáltica dos bairros Tiradentes II, III e Nova Tiradentes, aparece na primeira posição, seguido do pedido de estrada nas Moreninhas, construção de um Ceinf na Lagoa Dourada e asfalto no bairro Itamaracá.

Revisão - De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, se no IPTU está sendo cobrado uma taxa de serviço que não existe na região, como a pavimentação asfáltica, o contribuinte deve procurar a Central de Atendimento ao Consumidor, na rua Arthur Jorge, 500, e pedir revisão.

Informações também podem ser obtidas pelo telefone 156. A Central fará atendimento especial para atender assuntos relacionados ao IPTU até o dia 09 de março.

Nos siga no Google Notícias