ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Moradores fazem abaixo-assinado para barrar troca de nome de rua

Eles alegam que maioria não foi consultada e que mudança descaracteriza o bairro

Clayton Neves | 12/04/2021 12:07
Chácara dos Poderes é o maior bairro em extensão de Campo Grande.
Chácara dos Poderes é o maior bairro em extensão de Campo Grande.

Grupo de moradores da Chácara dos Poderes se uniram e fizeram abaixo-assinado para tentar barrar projeto de lei que tenta alterar o nome de uma das ruas da região. Eles alegam que as mudanças têm sido feitas desde o ano passado, sem consulta prévia de quem mora na área. Além disso, reclamam que o tipo de alteração dificulta e descaracteriza a localização do bairro, criado há 40 anos.

Ponto afastado da área urbana de Campo Grande, as ruas do Chácara dos Poderes são conhecidas por serem nomeadas por números e pontos cardeais. Nos últimos anos, as estradas NS-05, EW-02 e NE-01 tiveram os nomes alterados depois de aprovação da Câmara Municipal.

Para que nova mudança não ocorra, moradores encabeçaram manifesto virtual que até a publicação desta matéria já contava com 58 assinaturas.

No projeto de lei apresentado por João César Mattogrosso (PSDB), o vereador propõe mudar alterar o nome da “Estrada NE-4” para “Rua Firmo Alves”. No protesto, moradores questionam o cumprimento de norma que obriga aprovação de dois terços dos moradores da rua para que a mudança de nome seja feita.

Em resposta, João César afirma que afirma que a Rua NE-4 tem apenas um morador e que o projeto foi apresentado a partir da solicitação dele, o que torna a proposta constitucional.

No entanto, ainda assim quem mora na região se diz contrariado. "Não justifica porque os pontos cardeais já são referência no bairro. A sequência de números, inclusive, facilita se localizar por aqui. Estão descaracterizado o que foi criado há 40 anos e sem consultar a maioria”, afirma o líder comunitário Raimundo Nonato Araújo.

Moradora da região há 8 anos,  Ana Teresa afirma que as mudanças também provocam transtornos no dia a dia. Desde que a rua da casa dela, a NE-1, passou a se chamar José Vitor Vieira, a funcionária pública conta que sempre tem dor de cabeça. “É uma confusão horrível porque no Cep aparece um nome e nos aplicativos de localização outro.  Isso dificulta demais a entrega de produtos”, conta.

O projeto de lei está pautado para ser analisado pelos vereadores em sessão remota que acontece nesta quinta-feira (13).

Nos siga no Google Notícias