ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Morre Toshimitsu, um dos pioneiros da imigração japonesa em Campo Grande

Paulo Nonato de Souza | 29/09/2017 12:12
Toshimitsu Aratani foi um dos primeiros imigrantes japoneses a vir para Campo Grande (Foto: Luciano Muta)
Toshimitsu Aratani foi um dos primeiros imigrantes japoneses a vir para Campo Grande (Foto: Luciano Muta)

Toshimitsu Aratani, um dos primeiros imigrantes japoneses a vir para Campo Grande no início do século passado, faleceu nesta sexta-feira, 29, aos 85 anos, por causas naturais, segundo a família. Nascido em 23 de janeiro de 1932, em Bastos, interior de São Paulo, Toshimitsu Aratani era o sexto filho de uma família de imigrantes japoneses no Brasil.

Em Campo Grande, Aratani trabalhou como bancário durante 30 anos e depois da aposentadoria se tornou pecuarista no município de Rio Negro. Desportista, jogou tênis e foi um dos fundadores da Federação de Beisebol de Mato Grosso do Sul.

Toshimitsu Aratani ingressou na carreira bancária aos 19 anos, em Presidente Prudente (SP). Transferido para o então Estado de Mato Grosso, construiu uma história de sucesso e incentivou os irmãos a também se mudarem para Campo Grande. Era casado com Kazue e teve quatro filhos.

Sua história se confunde com a criação e desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul. Em Rio Negro, por exemplo, ele construiu uma ponte com recursos próprios para atender a população da região.

Em junho de 2014, junto com outros filhos de imigrantes, Aratani foi homenageado na Assembléia Legislativa em ato comemorativo pelo centenário da Imigração Japonesa, como reconhecimento por sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias