ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Morte de filho de PM entra na lista de força-tarefa que investiga pistolagem

Há cinco meses, Polícia Civil criou grupo para investigar casos graves, de repercussão e que reclamam ações efetivas

Aline dos Santos | 29/04/2019 08:38
Marca de sangue na caminhonete que Matheus manobrava quando foi alvo de atiradores.  (Foto: Direto das Ruas)
Marca de sangue na caminhonete que Matheus manobrava quando foi alvo de atiradores. (Foto: Direto das Ruas)

Criada em novembro para investigar três crimes de pistolagem em Campo Grande, a força-tarefa da Policia Civil também atua num quarto caso: o homicídio do universitário Matheus Coutinho Xavier, 20 anos, ocorrido em 9 de abril deste ano. A suspeita é de que ele tenha sido morto por engano e que o alvo do atirador era seu pai, o policial militar reformado Paulo Roberto Teixeira Xavier.

Em portaria publicada nesta segunda-feira (dia 29), três inquéritos de execuções foram encaminhados para o Garras (Delegacia Especializada de Repressão e Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros), que, conforme o documento, possui estrutura adequada para tornar mais célere e efetiva as investigações.

As apurações prosseguem sob a presidência da força-tarefa, criada em 5 de novembro para investigar os assassinatos de Ilson Martins Figueiredo, Marcel Costa Hernandes Colombo e Orlando Silva Fernandes.

“Investigações de crimes graves e com repercussão pública, reclamando ações efetivas para o esclarecimento integral dos fatos”, detalha a portaria.

A publicação de hoje, divulgada no Diário Oficial do Estado, cita os casos de Matheus, Ilson e Orlando. De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas Lopes, a execução de Marcel também prossegue na força-tarefa. “Não segue a mesma linha de uso de fuzil e incineração do carro, mas integra a força-tarefa”, afirma.

Conforme o delegado-geral, o Garras atua na investigação da força-tarefa desde o começo e a portaria é uma regularização administrativa, após a mudança no comando da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios).

Em 23 dias, houve duas mudanças de titular na delegacia. Em 3 de abril, o Diário Oficial do Estado trouxe a designação do delegado Carlos Delano Gehring Leandro de Souza, que era adjunto, para comandar a DEH. Na mesma data, o então titular Marcio Shiro Obara assumiu a 3ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, no bairro Carandá Bosque.

Na sexta-feira (dia 26), Obara foi transferido novamente para comandar a Homicídios, enquanto Delano assumiu função de assessor especializado na Corregedoria da Polícia Civil.

Apesar da alteração, Delano segue com o caso em que um delegado é suspeito de homicídio em Corumbá. Segundo portaria publicada hoje, a Corregedoria assume as investigações.

“Essas mudanças são questões internas administrativas. Os delegados Peró e Delano estavam mais afetos a isso”, afirma. Fábio Peró é delegado titular do Garras. A DEH também participa da força-tarefa.

Vítimas – Desde o ano passado, os alvos dos pistoleiros foram o subtenente Ilson Martins de Figueiredo, 62 anos, então chefe da segurança da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (morto em 11 de junho); o empresário Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, que ficou conhecido como Playboy da Mansão (executado em 18 de outubro); Orlando da Silva Fernandes, 41 anos, ex-segurança do narcotraficante Jorge Rafaat (Orlando foi morto em 26 de outubro); e Matheus Coutinho Xavier.

Matheus manobrava uma caminhonete S-10 na garagem de casa quando foi surpreendido com disparos de fuzil. O pai do jovem chegou a levá-lo para a Santa Casa, mas ele não resistiu aos ferimentos. 

Já o assassinato do empresário Cláudio da Silva Simeão, 48 anos (executado em 15 de novembro), não está na Força-Tarefa e é investigado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios.

Nos siga no Google Notícias