ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Mosquitos para controlar dengue serão soltos em 10 bairros

Iniciativa começou em dezembro do ano passado em sete locais; expectativa é reduzir casos em 70%

Nyelder Rodrigues | 29/06/2021 16:55
Mosquitos ficam em tubos e são soltos ao ar livre nos bairros pelos técnicos da iniciativa (Foto: Reprodução)
Mosquitos ficam em tubos e são soltos ao ar livre nos bairros pelos técnicos da iniciativa (Foto: Reprodução)

Mosquitos que transmitem a dengue, zika e chikungunya serão soltou em 10 bairros de Campo Grande. Mas calma leitor que esses "bichinhos" são diferentes e foram modificados em laboratório para reduzir os números das três doenças e outra semelhantes - a expectativa é que a queda seja de até 70%, conforme os estudos.

A "soltura" dos Aedes aegypti acontecem na próxima segunda-feira (5), conforme cronograma da segunda fase da iniciativa que começou em dezembro do ano passado na cidade. Os bairros que receberam os mosquitos foram Guanandi, Aero Rancho, Jardim Batistão, Jardim Centenário, Coophavila II, Tijuca e Parque do Lageado.

Agora, os chamados Wolbitos serão soltos no Taquarussu, Vila Jacy, Jardim América, Jóquei Clube, Parati, Piratininga, Pioneiros, Alves Pereira, Los Angeles e Centro Oeste. Esses mosquitos são diferentes dos demais por estarem com a bactéria Wolbachia.

Quando encontrada em mosquitos, essa bactéria tem capacidade de reduzir a transmissão de doenças. Contudo, mesmo estando em 60% dos insetos, ela não é encontrada naturalmente justamente no transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, foi preciso fazer o desenvolvimento artificial dos Wolbitos.

O planejamento para a soltura de mais mosquitos na terceira fase já está sendo feito, entrando na lista Vila Carlota, Albuquerque, Jardim Paulista, Pedrossian, Rita Vieira, São Lourenço, TV Morena, Vilas Boas, Universitário, Tiradentes, Chácara Cachoeira, Chácara dos Poderes, Noroeste, Veraneio, Estrela Dalva e Carandá.

Monitoramento - Durante 30 semanas os Wolbitos foram soltos nos bairros da primeira fase, sendo monitorados desde então - e assim serão por mais quatro meses. O objetivo é avaliar a efetiva proteção nesses locais.

"O Wolbachia é um método complementar às demais ações de controle das arboviroses realizadas pela prefeitura. A população deve continuar a realizar as ações de combate já realizam em suas casas e estabelecimentos comerciais", explica a superintendente de Vigilância Sanitária do município, Veruska Lahdo.

O Método Wolbachia tem eficácia comprovada em pesquisa realizada em Yogyakarta, cidade da Indonésia. Ali, houve redução de 77% na incidência de dengue e redução em 86% de pessoas que precisaram ser hospitalizadas por causa da doença.

No Brasil, dados preliminares observacionais apontam redução de 75% dos casos de chikungunya em Niterói (RJ). A iniciativa de soltura dos mosquitos faz parte do WMP (World Mosquito Program), conduzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Nos siga no Google Notícias