ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Epidemia de dengue em 2020 tem números 30% menores que no ano anterior

Conforme a Sesau, em todo ano de 2019 foram confirmados 19.647 casos e no mesmo período do ano passado foram 13.141

Lucia Morel | 05/01/2021 18:58
Trabalhos de prevenção continuaram mesmo na pandemia. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)
Trabalhos de prevenção continuaram mesmo na pandemia. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Campo Grande registrou redução de 30% no número de casos confirmados de dengue em 2020, se comparado com o ano anterior. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em todo ano de 2019 foram confirmados 19.647 casos e no mesmo período do ano passado, foram 13.141. O número de óbitos caiu de oito para sete.

Para a secretaria, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, foi possível manter ações necessárias de combate, como a Operação Mosquito Zero – É matar ou morrer, realizada até abril de 2020, com inspeção de 41.187 imóveis e 1.630 focos do mosquito eliminados.

Foram recolhidos ainda materiais inservíveis em seis etapas da ação, realizadas nas regiões do Imbirussu, Anhanduizinho, Bandeira, Lagoa, Prosa e Segredo. Cerca de 250 servidores de vários órgãos municipais estiveram envolvidos. Entre abril e dezembro, ações nas casas foram mantidas, mas seguindo protocolos de segurança.

Ainda no ano passado, em dezembro, o município inaugurou a biofábrica para produção de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que introduzidos na natureza irão inibir a transmissão da dengue, zika e chikungunya, entre outras arboviroses, o que deve contribuir na manutenção dos índices estáveis de notificações destas doenças.

As liberações começam inicialmente pelos bairros Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Centenário, Coophavila II, Tijuca e Lageado. Nestes bairros, os wolbitos serão liberados semanalmente, durante 16 semanas, por agentes da Prefeitura de Campo Grande. As liberações ocorrem no período da manhã.

No geral do Estado, a epidemia do ano passado foi grande, contabilizados mais de 72 mil casos e 42 mortes.

Nos siga no Google Notícias