ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

MPE investiga prefeitura por omissão no tratamento de 50 crianças com Aids

Lidiane Kober | 30/10/2014 16:41

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito para investigar suposta omissão da Prefeitura de Campo Grande no atendimento a 50 crianças com Aids. Elas são acolhidas pela Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas), que corre o risco de fechar as portas por falta de recursos para manter a entidade.

Preocupadas com o futuro das crianças, as freiras procuraram a promotora Paula Volpe. “Elas me pediram ajuda porque o valor repassado pela prefeitura não é suficiente para manter os serviços prestados pela associação”, contou a promotora.

O problema, segundo às freiras relataram a Paula, surgiu após a prefeitura renovar o convênio, com receita menor. “Mudou o convênio, prometeram repassar o mesmo valor, porém, isso não aconteceu”, revelou a promotora. Desde então, a associação tenta, sem sucesso, renegociar o contrato.

Para tentar agilizar o processo e evitar prejuízo às crianças, a promotora de Justiça foi à Secretaria Municipal de Assistência Social. “Fiz uma reunião com secretária (Janete Benini), ela garantiu que o repasse não será cortado”, relatou.

Porém, sobre o pleito de aumento do valor, a titular da pasta frisou a Paula enfrentar, ao mesmo tempo, pressão de outras entidades por mais verba. “A secretária disse que precisam ajudar outras entidades”, comentou a promotora.

A reportagem entrou em contato com assessoria da prefeitura e da Secretaria Municipal de Assistência Social para saber detalhes da negociação, que já se arrasta pelo menos desde o início do ano. Porém, até a publicação da matéria, não obteve retorno. A Afrangel também não retornou a ligação para informar o déficit financeiro.

Trabalho - O Lar das crianças com Aids, como é popularmente conhecido, oferece assistência a 50 crianças soropositivo com serviços de reforço escolar, dentista, psicóloga, fonoaudióloga, recreação, alimentação nutricional, informática, acompanhamento médico e social.

Para promover o convívio familiar, as crianças são pegas em casa no início da manhã e retornam para suas casas no fim da tarde. A entidade tem um ônibus para realizar o transporte. As famílias ainda recebem visita domiciliar em uma cesta básica por mês.

O serviço, no entanto, corre o risco de ser interrompido. "As freiras informaram que podem fechar as portas", alertou a promotora de Justiça. Além do repasse da prefeitura, a entidade sobrevive de doações.

Nos siga no Google Notícias