ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

MPE quer ampliação de passe gratuito durante tratamento médico

Aline dos Santos | 12/03/2016 15:04

O MPE (Ministério Público do Estado) pede na Justiça que a prefeitura de Campo Grande amplie o período de concessão de passe gratuito no transporte coletivo para pessoas em tratamento médico.

A ação civil pública tem pedido de liminar para que a administração municipal e o Consórcio Guaicurus, responsável pelo serviço, providenciem a disponibilização imediata e irrestrita de passes às pessoas carentes portadoras de hanseníase, câncer, doença renal crônica, síndrome da imunodeficiência adquirida, tuberculose e outras doenças enquanto durar o tratamento.

De acordo com o processo, a determinação consta no artigo 173 da Constituição do Estado. Além da liminar, o Ministério Público quer multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. Na ação, o promotor da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência, Luciano Loubet, informa que embora haja a gratuidade do serviço de transporte público às pessoas portadoras das doenças, os órgãos responsáveis não fornecem o número de passes suficientes aos beneficiário.

“Isso porque são concedidos passes única e exclusivamente para deslocamento junto aos respectivos tratamentos, não englobando atividades inequivocamente relacionadas às doenças daquelas pessoas, especialmente no que diz respeito à concessão de passes também para deslocamento à consultas médicas, fisioterapias e afins, obrigando-os a pagar as tarifas de ônibus, o que, por sua vez, gera mais gastos àqueles que já não possuem condições financeiras”, informa o promotor.

Ainda conforme o MPE, uma única decisão pode pôr fim a centenas de ações individuais. A ação civil pública tramita na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. A assessoria de imprensa do Consórcio Guaicurus informa que será aguardado a citação no processo para divulgar posicionamento.

Nos siga no Google Notícias