ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

MPF analisa denúncia para investigar mortes na Santa Casa

Lidiane Kober | 23/07/2014 17:21

O MPF (Ministério Público Federal) recebeu, ontem (22), representação da Avem-MS (Associação de Vítimas de Erros Médicos de Mato Grosso do Sul) para investigar a morte de três pacientes de quimioterapia da Santa Casa, de Campo Grande.

De volta de férias hoje (23), o titular da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão analisa a denúncia e a expectativa é apresentar um parecer até a próxima sexta-feira (25).

A Avem-MS adiantou pedir a interdição do setor de oncologia da Santa Casa. O presidente da entidade, Valdemar Moraes de Souza, entende que esta ação não prejudicaria os pacientes, já que eles poderiam ser transferidos a outras instituições, como Hospital do Câncer.

Ele também enviou ofício ao MPE (Ministério Público Estadual), depois de colher documentos e analisar as mortes. “Neste período (interdição), eles poderão fazer uma varredura completa neste setor, com uma investigação desde o final do ano passado até agora para saber quantos pacientes foram vítimas de erros médicos”, justificou.

Valdemar revelou que analisou o prontuário de um paciente de leucemia, que morreu após sessões de quimioterapia na Santa Casa. “Na minha constatação houve dosagem acima do recomendado em sua medicação”, avaliou.

Por outro lado, a presidente da Comissão de Controle de Infectologia da Santa Casa, Priscila Alexandrino, já descartou a hipótese, porque seria um “erro muito grosseiro”.

Desde segunda-feira (21), representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão na cidade para investigar as mortes. Até ontem (22), após devassa em 41 prontuários e oitivas, eles não tinham pistas da causa dos óbitos.

As mortes - Neste mês, três mulheres morreram após receberem quimioterapia na Santa Casa. Carmen Insfran Bernard, 48 anos, e Norotilde Araújo Greco, 72 anos. Ambas realizaram sessões entre os dias 24 e 28 de junho.

Carmen apresentou reação adversa e morreu no dia 10 de julho. Norotilde veio a óbito no dia seguinte. Maria Glória Guimarães, 61 anos, morreu no dia 12. As famílias das três pacientes cobram esclarecimentos sobre as mortes.

Por meio de nota, a Santa Casa informou que suspendeu o medicamento usado nas pacientes. O hospital ministra, atualmente, atendimento oncológico a mais de 600 pacientes, 200 deles submetidos a quimioterapia e 400 a hormonoterapia.

Nos siga no Google Notícias