A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

02/05/2013 10:27

Mulher de 21 anos morre depois de passar mal em competição de tereré

Mariana Lopes e Ângela Kempfer
Luana morreu de AVC (Foto: Facebook)Luana morreu de AVC (Foto: Facebook)

Uma jovem morreu na terça-feira (30), depois de passar mal em uma competição de tereré, que foi realizada no domingo (28), na Rotunda, em Campo Grande. Na competição, ganhava a equipe que tomasse mais tereré. O prêmio era de R$ 5 mil.

Luana Priscyla Fernandes Soares, 21 anos, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas a morte dela causou polêmica porque muitas pessoas associaram a fatalidade com o fato de ela ter bebido muito tereré, o que pode causar hiponatremia, ou seja, um desequilíbrio no organismo por ingerir grande quantidade de água em um curto período, sobrecarregando os rins que não conseguem funcionar normalmente.

Após mais ou menos uma hora do início da competição, Luana passou mal e foi encaminhada ao posto de saúde Coronel Antonino, porém o estado de saúde dela era bastante grave e a jovem precisou ser transferida para a Santa Casa, onde deu entrada no pronto socorro às 23h19.

Segundo o marido dela, Welton Godoy Miranda, 29 anos, Luana teve o AVC  e ficou muito tempo no posto de saúde, pois não havia vaga no CTI da Santa Casa, o que agravou ainda mais o quadro clínico dela. Ele enfatiza que no laudo médico não está confirmada nehuma relação da morte com o consumo de água.

“Depois de 4 horas esperando no posto de saúde, ela foi levada para a emergência do hospital, mas lá não tinha os aparelhos adequados para atendê-la”, denuncia Welton. Luana deixou uma filha de 8 meses.

De acordo com o diretor geral da rádio Blink, Alex Bachega, que pelo segundo ano realiza o evento “A Maior Roda de Tereré do Mundo” em Campo Grande, a competição começou às 16h e Luana passou mal às 17h.

“Não teve nem tempo de beber um litro de água, porque eram 10 pessoas em uma roda. Para ter algum problema, teria de beber mais de 40 litros”, argumenta. Bachega afirma a que outas duas pessoas também passaram mal durante a competição.

“Mas foi porque foram para lá com o estômago vazio”, justifica o diretor da rádio.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


NAS DÉCADAS 80 E 90, EU PUDE PRESENCIAR MUITAS VEZES, RODAS DE PESSOAS E NA SUA MAIORIA, JOVENS EM FRENTE DE SUAS CASAS OU NOS ALTOS DA AFONSO PENA, INGERINDO BEBIDA ALCOÓLICA E AQUILO ERA COSTUME DA MOÇADA.
COM O CRESCIMENTO CULTURAL DO TERERÉ EM NOSSO ESTADO E EM ESPECIAL CAMPO GRANDE, EU PUDE PERCEBER A MUDANÇA DE COSTUME, E AO INVÉS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, RODAS DE TERERÉ SE FORMARAM EM TODA CAMPO GRANDE. SEJA PARA UM BOM PAPO, OU FAZER NOVAS AMIZADES, O TERERÉ É A BEBIDA OFERECIDA, COM LIMÃO OU SEM. VENHO TOMANDO TERERÉ A ANOS E VENDO PESSOAS DE TODAS AS IDADES, TAMBÉM TOMAREM. E NUNCA SOU BE DE FATALIDADE POR CAUSA DE INGESTÃO DE TERERÉ... ACHO UMA INJUSTIÇA PARA COM UMA RÁDIO, QUE TEM COMO PRINCÍPIOS A ALEGRIA, A ORIENTAÇÃO AO ADOLESCENTE E AO JOVEM, QUE PREGA MUDANÇA SOCIAL E CULTUR
 
EDSON DA SILVA em 04/05/2013 11:26:46
Parece que ñ há nada de mais interessante p/ promover... lamentável! Meus sentimentos à família. Tudo em exagero faz mal, ñ podemos levar o organismo ao extremo.
Me pergunto: Será que os responsáveis por esse concurso (ridículo) se informaram sobre as consequencias do consumo excessivo de líquido??? Provavelmente não... A filha ficou sem a mãe por um motivo banal q poderia ser evitado.
 
Ângela da Silva Félix em 03/05/2013 09:30:17
Vamos falar o que é verdade.....Cada tipo de competição!!!!!!!!....affff
Pq não fazem uma gincana, para arrecadar, alimentos,cobertores para os carentes?????O inverno está chegando.
E ambição do ser humano NÃO TEM LIMITE........pagou um preço muito caro.....COM A PRÓPRIA VIDA, que foi o caso desta jovem....

Sem comentárioss....







 
Tânia Barbosa em 03/05/2013 08:58:44
pena uma moça tao jovem, os mais responssavel sao o que organizarao isso, processo neles
esse tipo de competiçao nao deveria existir, cadeia nos responsaveis. que Deus tenha mesiricordia, pois o mundo so vive hoje competindo uns contra os outros basta
 
claudemir anrade em 03/05/2013 08:48:15
Contrapondo o que diz o Sr. Bachega, e uma hora já havíamos ingerido ao menos 18 litros de água no total (APROXIMADAMENTE 2 litros por pessoa da roda). Não havia pessoas o suficiente para coordenar todas as rodas e afirmar que tal competidor teria ingerido uma quantidade X de litros, isso soa como leviandade, uma justificativa hipócrita para o ocorrido. Não tenho queixas contra a organização do evento, que foi solidária e parceira durante o desfecho do caso de minha esposa, mas algumas declarações deveriam ser analisadas com mais cautela antes de serem emitidas a qualquer veiculo de comunicação. Sem exagero, passei por mais de 50 sites noticiando o ocorrido, onde em alguns constam como a matéria mais acessada. Então que as informações sejam melhor filtradas antes de repassadas a mídia.
 
welton godoy miranda em 03/05/2013 03:20:31
Gente, ela participou do evento pq quis, o empresário faz o evento mas não obrigada ninguém a participar, tudo que é consumido em exagero faz mal e muitas pessoas passaram mal por isso, o organizador do evento não tem culpa não, as pessoas foram lá e assinaram o regulamento por LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE. Brasileiro tem mania de colocar a culpa nos outros mesmo, ninguém é capaz de admitir o próprio erro, ela infelizmente não está mais aqui para dizer o que foi, mas colocar a culpa no cara já é burrice demais.
 
Adriely Calixto em 03/05/2013 00:27:47
eu tomo terere da hora q acordo a hora q vo dormi o dia inteiro ta extranha esta estoria acho q tem q investiga melhor.

 
cleber martin em 03/05/2013 00:11:48
Não sou contra uma tradição tão presente na cultura de Mato Grosso do Sul. Não bebo o tereré... mas autorizarem estes tipos de competições é ridículo! Quem beba mais isso, quem come mais aquilo... acordem!!! Não somos máquinas e sim seres humanos... temos limites!!! Para cada 9 g de sal ingeridas, o organismo retém um litro de água. Quando o sódio é consumido em excesso, o sistema cardiovascular poderá ficar sobrecarregado caso a água não seja eliminada com eficiência. Como disse a menina que estava na roda de tereré ela comeu uma comida bem salgada! É só pesquisar um pouquinho e ver que estes tipos de competições são muito perigosas!
Estranho... uma competição para saber quem lê mais, quem arrecada mais doações para uma instituição, ninguém quer fazer!!!
 
José Augusto em 02/05/2013 22:19:46
Apesar do bebe ter apenas oito meses ele já conhece a mãe , e deve estar sofrendo as consequencias de uma passagem inesperada, que Deus. abençoe esse inocente , e que o pai possa dar todo o amor em bobro para ele. Para quem é viciado em terere tome uma limonada é muito legal , e faz bem a saúde, é mais saudavel.
 
helena da costa andrade em 02/05/2013 22:09:32
O excesso de água no organismo, se não for eliminado pela urina ou pela transpiração, por exemplo, destrói o equilíbrio. Os íons ficam muito mais dissolvidos do que o normal, e isso força as células a absorver mais água do que deveriam. Elas inflam e podem simplesmente estourar, como um balão cheio de líquido.
Nesses casos, a morte normalmente é causada por um desequilíbrio desse tipo que afeta o sistema nervoso central, principalmente o cérebro. Os sintomas iniciais de que um envenenamento por água incluem tontura, vômitos e dor de cabeça. Mais tarde acontecem edemas cerebrais, coma e finalmente a morte.
Qual a dose necessária para causar um problema desses? A chave é o consumo rápido e ininterrupto. Dois ou três litros podem ser suficientes, se não forem eliminados pela urina, por ex.
 
Tiago T Artero em 02/05/2013 21:32:16
ESSA FM COM PESSOAS INTELIGENTES E REALMENTE COM FORÇA NA AUDIENCIA, É A VERDADEIRA CULPADA POIS UMA COMPETIÇAO ONDE FAZ ALGUEM IR AO LIMITE DO CORPO, ´TEM QUE SER CONSIDERADO UM ATO DE IRRESPONSABILIDADE E DESPREPARO. DEVERIAM USAR CRIATIVIDADE PARA PAZ NO TRANSITO, COMBATE A CORRUPÇÃO , VISITAS AOS ORGÃOS PÚBLICO COM NOVAS IDEIAS, VISITA AOS HOSPITAIS EM BUSCA DE HUMANIZAÇÃO E MELHOR CONTROLE DO SUS NO USO DO NOSSO DINHEIRO PELAS ADMINISTRAÇOES QUE HOJE ESTÃO... ISTO SERIA EXEMPLAR PARA O PAÍS, SERIA UMA FM RESPEITADA E EM BUSCA DE TRANSPARENCIA EM TODAS AS CONDUÇOES DO DINHEIRO PÚBLICO, SEJA QUAL SETOR FOR!
TAMBÉM NÃO DEVEMOS ATIRAR PEDRAS, AGORA É TARDE... PENSA FM.... UM ABRAÇO!
 
marcos silva em 02/05/2013 20:44:26
Acho esse tipo de competição, uma brincadeira de muito mal gosto. Os organizadores desse tipo de evento, deveriam estar preparados e antes de tudo, pesquisar os efeitos e consequencias que podm acontecer. Fatalidades acontecem.
 
Rosalia Araujo em 02/05/2013 20:33:05
O que aconteceu com Luana Priscyla Fernandes Soares?

Hiponatremia é uma intoxicação causada pelo excesso de consumo de agua. A hiponatremia pode causar batimentos cardíacos irregulares, a entrada de líquidos nos pulmões e tremulações nas pálpebras.
A intoxicação por água ainda causa inchação no cérebro e nervos e pode fazer que a pessoa afetada tenha um comportamento que lembra o de alguém com intoxicação alcoólica.
A inchação do cérebro ainda pode causar tontura, coma e a morte, caso a ingestão de água não seja restringida e uma solução hipertônica salina (com sódio) seja administrada. Se a pessoa for atendida antes de o problema causar muito dano celular, a recuperação leva poucos dias.

De modo geral, a hiponatremia pode ocorrer em atletas que ingerem quantidades excessivas de água antes e durante exercícios prolongados, principalmente em ambientes quentes e úmidos. Apesar de atletas com porte físico maior não estarem imunes à hiponatremia, atletas menores e praticantes de provas lentas (como triatletas ou de aventura) que suam muito, que tem um suor salgado e que são excessivamente cuidadosos com os hábitos relacionados à ingestão de líquidos são aqueles que correm mais risco.

A correção do equilíbrio líquido e salino deve ser feita de maneira controlada, já que a correção muito rápida pode levar a complicações graves como insuficiência cardíaca.


Quando a concentração de sódio no sangue está entre 125-135 mmol/l geralmente resulta em sintomas não perceptíveis ou em distúrbios gastrointestinais relativamente moderados, tais como a distensão abdominal ou náusea moderada. Já quando esta concentração de sódio chega a níveis menores que 125 mmol/l, os sintomas tornam-se mais graves e incluem dor de cabeça latejante, vômitos, edema de mãos e pés, inquietação, fadiga incomum, confusão e desorientação (Adrogué & Madias, 2000). E por fim quando a concentração de sódio no sangue chega a valores menores que 120 mmol/l, é mais provável que haja a ocorrência de crises, parada respiratória, coma, danos cerebrais permanentes e morte.
 
Amgineo Lebabederrot em 02/05/2013 19:52:19
competição de quem bebe mais tereré....
de quem come mais sobá... ou outros tipos de alimentos
deveriam ser proibidos... pela secretaria de saúde pública, pelo Conselho de medicina... pelo Ministério Público....será Interesse Difuso?? e coletivos?? desculpe não sei nada de Direito, talvez esteja falando borracha.. mas, já teve outras competições alimentares, colocando a saúde dos competidores em risco, pois contradiz todo o processo natural de uma boa digestão.... força todo o metabolismo natural de um ser vivo, sobrecarregando os órgãos vitais, qualquer hora pode morrer um na competição de sobá também. Saborear os alimentos, mastigar bem, com calma ou beber liquido de forma harmônica, é importantíssimo para a saúde. Façam competição por uma boa saúde, pela educação, paz....
 
Dalva Santos em 02/05/2013 19:37:32
O TERERE É UMA TRADIÇÃO. QUALQUER EXAGERO É UMA ESTUPIDEZ. O EXAGERO FOI A CAUSA. O TERERE NÃO.
 
ADRIANO MAGALHÃES em 02/05/2013 19:30:29
Que DEUS conforte agora o coração dessa familia que perdeu uma jovem linda por um motivo banal.....
 
leticia evangelista em 02/05/2013 19:25:08
Eu estava na mesma roda q a Luana e vimos tudo.Antes de começar nós estávamos na fila pra entrar, ela olho pra mim e falo, Jana eu fiz o meu almoço salgadinho só pra fica com bastante sede". Depois de começado a prova,MUITAS PESSOAS COMEÇARAM A VOMITADO NOSSO LADO, DEPOIS DE ALGUM TEMPO O LOCUTOR REZENDE Jr. disse " olha só quem estiver vomitando vai sair da competição, vamos tirar a pulseira e a equipe pode continuar mas a pessoa sai". A Luana foi para o banheiro, logo em seguida eu tbm fui, mas demorei e quando voltei a Luana já tinha parado de tomar e já estava com a bolsa no colo. Quando eu olhei, ela já estava vomitando, ela saiu de perto e foi sentar em uma escadinha do palco e vomito mais, o Welton foi la e o fiscal da prova levou ate a ambulância. 3 PESSOAS FORAM PARA O POSTO.
 
JANAINE FABRICIA LOPES DOS SANTOS em 02/05/2013 18:14:16
Sou sulmatogrossense e não gosto do tereré por ser forte, e não gosto do mate quente também e nem deixo de ser sulmatogrossense, acho muito forte os dois não me dei bem quando tomei pela primetira vez e não gostei.
 
Célia campos em 02/05/2013 17:10:11
MUITA GENTE ESTÁ CONFUNDINDO. Tereré não faz mal, assim como água não faz mal, entretanto, ambos os líquidos tem de ser consumidos sem exageros. A ingestão de grande volume de água (ou tereré) pode provocar uma sobrecarga nos rins.

INDEPENDENTE DE PODER OU NÃO IR AO BANHEIRO, acho que o colega que disse que a reportagem está equivocada é que deveria ler um pouco à respeito do assunto antes de tecer comentários dando descrédito à matéria. Antes de chegar à bexiga para ser expelido, o líquido tem que passar pelos rins e aí é que está o problema. O sistema renal pode se sobrecarregar, levando à falência do mesmo, e muita água pode passar para o sangue, deixando-o menos viscoso e isso pode levar à um AVC.
 
Paulo Medeiros em 02/05/2013 16:57:33
A diferença entre o "remédio" e o "veneno" é a dosagem!!! Mas será isso mesmo o motivo desse AVC ou teria uma outra causa???
 
Andrey Xavier em 02/05/2013 16:49:43
Essas ervas de tereré com sabor são venenosas. São sabores em forma de pó que ninguém sabe de onde vem. Galera, abram o olho pois a Anvisa não faz nada em relação a isso. Tomem a erva pura, nunca tomem ervas de sabores.
 
Manoel Lima em 02/05/2013 16:31:09
Acho que se fosse realmente o terere o culpado disso tudo, imagina quanta gente no Mato Grosso do Sul morreria diariamente. Essa competição não foi uma "cretinice", não foi idiota, de forma alguma. Todos que participaram deveriam ser maiores de idade e provavelmete tinha algum regulamento lido e assinado pelos mesmos.
Meus pesames a familia, mas eu não concordo com o bombardeio que as pessoas estão fazendo em cima dos organizadores do evento. Entrou para competir quem quis e não porque foram obrigados.
 
Gislaine Ortiz em 02/05/2013 16:30:29
radio blink, bachega vamos chamar essa juventude para fazer passeata contra corrupção, contra os politícos corrutos, contra a violência, contra menores ficarem matando e aos dezoito tão fora das grandes como se nada tivesse acontecido, use sua radio para causas mais nobres, essa de maior roda de tereré do mundo não existe, em outros estados do nosso brasil tem gente quem nem sabe que é tereré quanto mais no mundo, voce um empresario inteligente; acorda bachega para realidade de nosso pais.
 
valdomiro junior andrade de barros em 02/05/2013 14:39:25
Mesmo que o tereré n tenha nada a ver c o AVC sofrido, concurso de tereré???? Pq n acham outra coisa p promover a rádio??? O tereré desta forma só existe no MS, é idiotice quer fazer concurso de um hábito regional, que originou-se por uma necessidade dos pantaneiros, de filtrar a água salobra para matar a sede. Me desculpem os promotores, sou gaúcho e respeito o que é traadição de um povo, fazemos mateada na praça e outros, sem concurso, sem por em risco a saúde das pessoas.
 
Adroaldo Magno Schlotefeldt em 02/05/2013 14:16:31
"fui partipante da competição é a Luana e minha concunhada e infelizmente a perdemos". O que o "diretor geral da rádio Blink, diz contradiz pois muitas outras pessoas tambem passaram mal no evento devido a alta ingestão de liquido em tão pouco tempo, e ela não foi com estômago vázio para o evento".

 
Rogério Tavares em 02/05/2013 14:14:40
Peço a Deus Que Conforte a Familia Neste Mometo Tao Dificil. Realmente Uma Fatalidade. Mas , Falando Sobre o Tereré , Nao Concordo Quando Dizem Que a Bebida Faça Mal. Até Porque Eu e Todos Meus Amigs Tomamos Praticamente Todos os Dias e Nunca , Nenhum , Tivemos Problemas. O Que Temos Que Entender é Que Tudo em Excesso em Nosso Corpo o Organismo Rejeita. Não é e Nunca Vai Ser Diferente. Quem Gosta de Chimarrao Tente Tomar 5 Litros de Agua Quente Sem Parar , Como é o Caso da Moça , Que Logo o Corpo Vai Dar Sinal de Excesso. Ou , Tome 3 Litros de Café e Voce Logo Estara Numa Maca. Outro Fator Que Pode Ter Colaborado Com o Obito da Moça Pode Ser Que Ela Tenha Comido ou Bebido Algo Antes de Começar a Prova e Isto Deu Uma Reação no Organismo. Desejo Muita Força a Familia.
 
Gildo Cordeiro em 02/05/2013 13:54:14
eu acho e tem certeza que essa tragedia que aconteceu com essa moça naõ foi causado pelo tera tenho uma amiga que nen toma e sofreu un avc só que ela foi atendida rapido
 
leonarddo nunes de oliveira em 02/05/2013 13:18:18
Quem conheceu a Luana sabe que ela não bebia alcool, sabe que jamais seria imprudente de tentar contra tua própria vida. Então quem for dar sua opnião, por favor, pense muito a respeito e principalmente, tenham respeito pelos familiares e amigos, pq nós conheciamos muito bem ela.
 
Annelyse Lobo em 02/05/2013 11:50:17
Comentei sobre esse risco no dia do evento com alguns amigos. É uma competição que põe em risco a saúde dos competidores, especialmente àqueles que tenham pré-disposição à doenças renais. Em um evento no interior, há muitos anos, teve uma competição de quem comia mais melancias. O vencedor comeu 2 inteiras em cerca de 5 minutos e veio a falecer poucos meses depois por doença decorrente de complicações renais, sendo que 1 mês depois da competição ele passou a fazer hemodiálise e nunca tinha apresentado sintomas de problemas renais antes.
 
Paulo Medeiros em 02/05/2013 11:26:48
Competição de quem toma mais tereré ? Que estupidez.
 
Cassio Rodrigues em 02/05/2013 11:23:43
e agora Bachega... a coisa vai complicar pro seu lado.... que Deus conforte os familiares
 
Felipe Silva em 02/05/2013 11:21:41
O mais incrível é que como tem gente pra participar de uma cretinice dessas...
 
Junior Almeida em 02/05/2013 11:17:06
Olá, devemos prestar a atenção no uso abusivo que houve de cafeína neste caso, pode ser que as primeiras porções de tererê tenham maior acumulo desta substância.
 
Iberê Reginaldo Cabral em 02/05/2013 11:04:05
Axo um absurdo falarem que a "causa" da morte dela foi o tereré... Pq os hospitais não assumem os erros,se fosse o tereré muita gente teria passado mal.Hj em dia os hospitais estao deixando a desejar.Infelizmente é o que temos. Meus sentimentos pra família, nao a conhecia, mais tenho uma filha na idade da dela, e me senti no lugar dela e da família.Espero que Deus conforte o coração de cada um.
 
Fernanda Ferreira em 02/05/2013 10:59:09
Antes de publicarem qualquer matéria, é valido dar uma checada, e pesquisar sobre o ocorrido, antes de falar o que não sabem.
Estava no regulamento a respeito do uso do banheiro:
http://blink102.com.br/radio/roda-de-terere.html

Quem participou da competição recebeu o regulamento, e assinaram:

8.Os participantes podem e devem ir ao banheiro quantas vezes desejarem e necessitarem.

Sobre a morte da menina, infelizmente é muito triste ter acontecido essa fatalidade. Força a familia.

E realmente, esse site de noticia já foi melhor...
 
Raphael rios em 02/05/2013 10:56:42
Acho que as autoridades deveriam reavaliar os riscos de um evento desses pra saúde.
 
maria tereza em 02/05/2013 10:53:12
Se a pessoa associar o tereré há algum tipo de erva com componentes para dar sabor(Menta,Hortelã,Abacaxi), há alguma medicação, pode gerar uma reação sim. Uma ocasião, tomei um complexo vitamínico, simples, vendido em farmácia e logo após, um mate, equivocadamente preparado com uma erva de sabor, fui parar no hospital!
 
Gustavo Cesar Capilé Gonçalves em 02/05/2013 10:53:08
Minha amiga, estamos todos de luto, que Deus a receba de braços abertos, enquanto aki a saudade vai aumentar cada vez mais. Muita força pra família que precisa continuar pela Paola que vai precisar muito de todos daki pra frente...#luto
 
Nataly Ribas da Silva em 02/05/2013 10:46:51
ACHO MELHOR PESQUISAR ISSO DIREITO, QUEM CONSEGUE INGERIR 40 LITROS DE ÁGUA, A MEDICINA DIZ QUE COM APENAS 6 LITROS O ORGANISMO JÁ MANIFESTA A DOENÇA QUE É FATAL SE NÃO TRATADA COM REMÉDIOS IMEDIATAMENTE APÓS O OCORRIDO.
 
angela alencar em 02/05/2013 10:37:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions