A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

17/06/2013 08:51

Multa para quem deixar cachorro solto nas ruas pode chegar a R$ 15 mil

Viviane Oliveira
Grace Kelly afirma que na maior parte do tempo os cachorros ficam presos no fundo de casa. (Foto: Cleber Gellio)Grace Kelly afirma que na maior parte do tempo os cachorros ficam presos no fundo de casa. (Foto: Cleber Gellio)

Cachorros soltos na rua sempre foram motivo de discussão e de inúmeras reclamações, agora, a lei de proteção aos animais que sempre valeu começou a ser seguida a risca e quem for notificado e não resolver a situação está sujeito a ter que desembolsar de R$ 100 a R$ 15 mil de multa.

Na última terça-feira sete pessoas foram notificadas pela Prefeitura por não cuidar adequadamente ou abandonar animais, na maioria dos casos, doentes. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Município.

A dona de casa Grace Kelly Cerqueira dos Santos, de 18 anos, que mora na rua Barajuba, na região do Jardim Noroeste, foi uma das notificadas pela Prefeitura por deixar os cachorros, “Brutus e Nina” soltos na rua.

Segundo a denúncia feita por uma vizinha de Grace, os cachorros ficam soltos e podem causar acidentes, principalmente de motociclistas, e, além disso, eles avançam nas pessoas que passam de moto pelo local, como é o caso dela.

Grace afirma que os cachorros, dois vira-latas, são mansos e na maioria das vezes ficam amarrados no fundo da casa, que não é murada. Mãe de um bebê de dois meses, a jovem justifica dizendo que no começo do mês soltou o “Brutus” porque ele não parava de latir por causa de uma cadela de rua no cio, que apareceu no quintal. “Com o latido, o bebê não conseguia dormir. Então eu tive que soltar e como a minha casa não tem muro ele foi para a rua”, afirma.

Foi justo neste dia que um dos cachorros avançou na vizinha. O "Brutus" é manso. "Quem a mordeu foi à cadela que não tem dono. Já chamei o controle de zoonoses para vir buscá-la, mas até agora ninguém apareceu”, lamenta.

Brutus na frente da casa na rua Barajuba. (Foto: Cleber Gellio)Brutus na frente da casa na rua Barajuba. (Foto: Cleber Gellio)

O mesmo aconteceu com a acadêmica Mislene Cavalcante da Silva, de 33 anos, que mora em um residencial na rua Neferson Clair Moraes, no bairro Cidade Morena.

Uma vizinha do condomínio a denunciou para um órgão da Prefeitura informando que a cadela com nome de “Vaquinha” vivia em péssimas condições.

Segundo a denunciante, além de não ter abrigo, o animal apresentava estar com cinomose, doença contagiosa causada por um vírus que afeta os aparelhos respiratórios gastrointestinal, e particularmente, o sistema nervoso dos filhotes e cães adultos.

Outra reclamação da vizinha, era de que Mislene mantinha em casa outro cachorro chamado “Hulk”, que havia sido diagnosticado por meio de dois exames que estava com leishmaniose.

Segundo Mislene, a Vaquinha, que morreu em janeiro deste ano, ficava solta no residencial apenas quando escapava de casa na hora que a família ia sair de carro. “Quanto ao Hulk eu entreguei ele para o zoonoses há duas semanas”, afirma.

Chateada com a situação, Mislene relata que mora no local há 7 anos e nunca tinha tido problema com os vizinhos.”Essa denuncia devia ter sido melhor avaliada, porque no meu caso não procede”.

A Lei Federal 9.605/98 diz que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres ou domesticados, nativos ou exóticos está sujeito de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, que pode aumentar 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.

Não pode - Na lista que foi divulgada no Diário Oficial, duas pessoas foram notificadas por criar galinhas em áreas urbanas.

Apesar de ser uma realidade comum, principalmente na periferia, as aves são alvo de reclamação por conta do mau cheiro. Além disso, a criação de galinhas favorece o aumento do número do mosquito vetor da leishmaniose, que ao picar um cão ou uma pessoa transmite a doença.

Após a publicação, os autuados tem 15 dias para apresentar defesa na Coordenadoria de Julgamentos e Consultas que fica na rua Barão do Rio Branco, nº 2760, Jardim dos Estados.



Moro numa rua que tem vários cachorro tem um vizinho que ja passou dos limetes ele consegue jogar as fezes na saida de agua que vai pra rua é um cheiro insuportavel ela tem que ser multada.
ENDEREÇO DA AUTORA É :
RUA HUGO WOLF 225 CANGAIBA VILA PAULISTANEA.



 
GERALDO MAGELA DA SILVA em 07/01/2014 19:14:32
Gostei da multa, deveria ser maior, e apena também, não só para o cão solto, latindo, maus tratos, também para pequenas aves( canários, pardais ), com mínma de 5 anos, sei de pessoas que vendem estes animais ainda filhotes, a mioria morre. Aqui em Paverama no RS, estou lidando com vários problemas diariamente, todo santo dia tem cão solto que avança na minha colega carteira, então pela lei federal e postal, sou obrigado a suspender a entrega na rua inteira, tenho 5 ruas já suspensas, e toda semana é o mesmo dono que solta( o deixa sem corrente e o portão aberto ) o animal, é um cachorro grande, como colega e cidadão, prezo pela segurança dela, o mais importante não é a entrega da correspondência e sim a vida da minha colega. Tem que multar sim, valores altos, absurdos de preferência.
 
Adriano Rosa Silva em 25/10/2013 15:48:48
Os latidos dos nossos irmãozinhos de quatro patas não me incomodam desde que estejam bem tratados e soltos no quintal!!!!Corrente era usada na época da escravidão...mas isso já se passou....o pior é vc ter de aguentar músicas em altos sons nos vizinhos sem desconfiômetro!!!!!Altos falantes ....altos....que transitam pales ruas....falta de proteção policial...isso tb incomoda!!!!!Políticos corruptos....isso incomoda tb.....e muitas outras coisas que nos incomodam ao extremo.....e vcs vão se incomodar logo com os nossos peludinhos.....ahhhhhhhh....dá um tempo!!!!!!!!!!
 
Sheila Rodrigues em 24/06/2013 12:08:41
Eu adorei, agora eles tem que fazer igual, alias um pouco pior para Madames que todos os dias saem com cachorros na coleira para que eles caguem nas casas dos vizinhos.
 
Fernanda Murgo em 22/06/2013 12:04:47
Povo, eita povo... Tem um ali dizendo que tem tanta coisa melhor para fiscalizar .. Será que ela sabe o tanto de doença que estes animais transitam um para o outro até chegar em humanos? Tomara que ela nunca seja mordida por um cão doente e pegue algo grave e morra lentamente.. tomara que não. Se é para arrecadar dinheiro ao Município, que seja, se vai ser aplicado corretamente, aí já é um deve de vc cidadão fiscalizar e não ficar de choradeira.
 
Rafael Moreira Correia em 18/06/2013 08:15:49
Ok, R$ 15.000,00 por deixar o cachorro solto na rua.. CONCORDO SE para cada centavo roubado, desviado, "desaparecido" dos cofres públicos seja REALMENTE DEVOLVIDO R$ 15.000,00 reais e uma pena NÃO AFIANÇÁVEL DE 30 ANOS para o ladrão dos cofres públicos. Até para aqueles que "esqueceram" de fiscalizar.
 
Remir do Nascimento em 18/06/2013 06:55:14
ótimo! Tem de punir tb os donos de cachorros que deixam os animais latindo diuturnamente. Isso configura crime ambiental, infringe a lei de contravenções penais e tb a lei do silêncio. Nunca soube de alguém que aprecie latidos.

Telefones do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): 3313-5000, 3313-5026
Fones prefeitura: 156 ou 3314-9955
 
derci rezende em 17/06/2013 22:04:08
Essa tal Kelly Lopes deve ter um monte de cães solto na rua, pra ficar tão indignada... Tem que multar mesmo só assim não veremos mais os animais sofrendo nas ruas!!!
 
Marcírio Soares Lopes em 17/06/2013 20:49:24
A Lei é de 1998, e agora é que o poder público começa a coloca-la em prática, aqui no meu bairro jardim Futurista, norte da cidade perto do Parque dos poderes e corriqueiro achar tanto cachorro quanto gato e galinha, ha uma borracharia que cria galinacios em seu ambiente de trabalho e acha que esta correto. Fica de olho senhores autoridades...
 
Airton da Silva Medeiros em 17/06/2013 18:15:33
Certíssimo. Quer um animal de estimação tem que cuidar. Como se não bastasse casas com terrenos sujos e ainda deixam os animais a deriva. Porque ser pobre não quer dizer que tem que deixar o mato entrar dentro de casa e na calçada.
 
Antonio Reis em 17/06/2013 17:17:57
Qual é o telefone para fazer a denuncia?
 
Betina martieli em 17/06/2013 16:30:28
Quero muito saber esse número de telefone pra denunciar, na minha rua tem cães,
e fora o vizinho que mata porco em pleno sábado de manhã, vc tem que acordar com o bichinho gritando pra morrer, e não é a primeira vez.
 
Angela Coelho em 17/06/2013 16:15:34
Quem sabe agora com essa punição aos donos que tratam seus animais de estimação com descaso, tratem-nos com melhores condições. De nada adianta adquirir um cão e deixá-lo à merce da própria sorte. Quem não dispõe de carinho, afeto e tempo, não deve adotar um cachorro. Até que enfim uma Lei benéfica aos indefesos animais.
 
Adriano Humberto Ferreira de Souza em 17/06/2013 16:12:28
tem tanta coisa mais importante para multarem vao se preocupar com caes na rua isso e mais uma maneiraa de arrancarem dinheiro do povo cambada de ladrao
 
kelly lopes em 17/06/2013 14:37:57
Excelente notícia, ponto positivo para a Prefeitura agora, tenho certeza de que o telefone (que não foi divulgado na matéria) não irá parar de tocar. Sofro diariamente com os vizinhos na rua Dr.Ferreira no centro de Campo Grande que acham que a mesma é extensão dos seus quintais, eles soltam os mesmos para fazerem necessidades e se preocupam com a limpeza? Nem um pouco, olha que é ponto turístico tombado, até pit bull tem em alguns horários.
Em dia de feira fica a dica para olhar bem aonde pisam para não ter o desconforto em seus calçados.
 
José Maria Lins em 17/06/2013 14:19:48
Acho que os proprietários devem ser responsabilizados pelos seus animais, sejam cachorros ou gatos. Amo os animais, e acho lamentável os donos que pegam para criar e não respeitam os vizinhos. Tenho vizinhas que criam diversos gatos e os mesmos ficam soltos na rua usando os jardins e calçadas para fazerem suas necessidades. Já questionei o CCZ sobre isso, mas parece que não existe nenhuma legislação para essa situação.Gostaria que esse assunto fosse abordado, debatido e divulgado,quem sabe assim os "senhores donos " pensariam mais nas atitudes que invadem a privacidade e rotina de seus vizinhos.
 
julia guilhen em 17/06/2013 14:12:27
Adorei noticia excelente,,,informe numero pra denuncia,,, porque com certeza eu serei quem mais ira ligar la,,,,infelizmente na minha rua tem cachorros demais, perturbam demais,,, e ainda tem vizinho sem noção que é capaz sair toda manha para que seu animal faca necessidade na porta da residencia outros, isso tbem deveria dar multa, só assim as pessoas se conscientizam, quem quer ter animal tem cuidar.
 
Rosilene leonel em 17/06/2013 11:29:20
Parabéns e transmito o que acontece em algumas cidades europeias: a prefeitura acompanha o animal, o dono e endereço; colhe o "cocô" e encaminha por carta registrada lembrando que esqueceram... e notifica que da próxima vez o "cocô" virá acompanhado de multinhas... ninguém merece pisar na m..... de ninguém.
 
Oswaldo Rodrigues em 17/06/2013 11:28:09
Cães ainda se pode prender em canil ou corrente e na maioria das vezes são obedientes e não saem para a rua, agora gatos... como incomodam quando resolvem vir a namorar no telhado de nossas casas, será que tem alguma lei sobre quem os cria?
 
Teresa bMoura em 17/06/2013 10:56:55
Uma ótima noticia!! Agora precisamos de leis e multas também para pessoas que compram/adotam filhotinhos lindos e fofinhos, e depois quando cresce ou começa a dar trabalho largam no CCZ para serem sacrificados! TAMBÉM É ABANDONO!! Animais não são brinquedos, sentem dor, sentem fome, sentem frio, sentem medo!
 
Danielle Lopes em 17/06/2013 10:56:54
Qual é o número para fazer a denuncia?

Obrigada
 
Edilce do Amaral Albrez em 17/06/2013 10:23:43
Mas, e os gatos como é que ficam. Olha não tenho gato nem cachorro. Mas na minha casa a noite sempre aparece alguns gatos. O que fazer com esses gatos...
 
gabriel silva em 17/06/2013 10:19:22
Alô CCZ, Prefeitura ou quem que seja, dá uma passada com frequência na Vila Nhanhá, o que mais tem é cachorro de rua por aqui.
 
Junior Ferreira em 17/06/2013 10:06:39
Concordo plenamente! Sempre tive cachorros, No momento tenho 4, nunca um bicho meu mordeu alguém na rua. Sempre estão presos. Mas aqui no Jardim Samambaia perto do Jardim Noroeste é um inferno! Preciso fazer caminhadas, pois sou obesa e hipertensa, mas não vou por medo!
 
Maria Aparecida Fraga Ferreira em 17/06/2013 09:22:06
Até que enfim uma providencia, humanizaram os cachorros, qualquer coisa contra eles era crime e animalizaram as pessoas kkkkkk quase já fui atacada por uma matilha de cães, quer dizer que vai acabar esses cães nas ruas atacando as pessoas? sera ??
 
MARIA JOSÉ em 17/06/2013 09:20:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions