ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  15    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Mutirão de radioterapia começa com 85 atendimentos neste fim de semana

Neste fim de semana, serão 85 pessoas, 70 delas de Campo Grande e 15 do interior.

Ângela Kempfer e Fernanda Pallheta | 08/02/2020 09:35
Mutirão de radioterapia começa com 85 atendimentos neste fim de semana
O trabalho em horário diferenciado começou na manhã deste sábado. (Foto: Kisie Ainoã)

Começou neste sábado o mutirão para zerar fila de espera por tratamento de radioterapia no Hospital do Câncer Alfredo Abrão. Desde às 7 horas, pacientes são atendidos pela equipe médica. Neste fim de semana, serão 85 pessoas, 70 delas de Campo Grande e 15 do interior. As secretarias de Saúde, do Estado e da Capital, fizeram a triagem.

“É uma força-tarefa para resolver essa demanda reprimida. É a possibilidade de resolver o problema de uma fila de pessoas que não podem esperar”, avalia o secretário de saúde de Campo Grande, José Mauro.

A administradora Ieda de Barros Cesar, de 51 anos, foi uma das primeiras a ser atendidas hoje. Com câncer de mama, ela enfrentou a cirurgia em setembro, depois passou pela quimioterapia e agora esperava a radioterapia. “Mas até que não demorou, foi só um mês, dentro do protocolo”, diz.

Já nas contas da dona de casa Rose Mayre Ferreira, 55 anos, a espera já completa dois meses. Com câncer de colo de útero, ela sofre com idas e vindas da doença desde 2001. “Sempre volta, mas agora estou feliz porque já fiz todos os exames”, comenta.radioterapia. “Fiquei feliz por que já consegui fazer todos os exames”

Mutirão de radioterapia começa com 85 atendimentos neste fim de semana
Ieda de Barros Cesar, de 51 anos, foi uma das primeiras a ser atendidas hoje. (Foto: Kisie Ainoã)

Também são feitos hoje exames como tomografia ou avaliação bucal antes do início das sessões.

O hospital recebeu um acelerador linear de hospital de Goiás, equipamento de alta tecnologia desenvolvidos para emitir a radiação utilizada em tratamentos de combate combater ao câncer. A máquina pode realizar 90 exames por dia.

O mutirão conta com equipe de quatro radioterapeutas e dois oncologistas. Nessa triagem, os que pacientes que necessitarem de exames complementares vão ser encaminhados ao sistema de saúde municipal, que irá fazer a regulação para onde a pessoa será atendida.

O trabalho em horário diferenciado segue até às 13h deste sábado, retorna amanhã e depois volta no próximo fim de semana.

Hoje, a fila de espera registrada no hospital é de 236 pessoas.

Nos siga no Google Notícias