A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

13/05/2013 07:56

Na fila do SUS, espera por cirurgia pode durar 5 anos em MS

Viviane Oliveira
Nilda relata o drama de ter que esperar de 1 a 5 anos para fazer uma cirurgia na rede pública. (Foto: Vanderlei Aparecido). Nilda relata o drama de ter que esperar de 1 a 5 anos para fazer uma cirurgia na rede pública. (Foto: Vanderlei Aparecido).

A perna está cada dia mais curta e mais fina em realação a outra. As dores são intensas e quase que diariamente, diz a dona de casa Nilda Machado Peixoto, de 49 anos. Há anos ele tenta para fazer uma cirurgia e colocar uma prótese no quadril, mas não consegue na rede pública de saúde. Nilda tem uma doença chamada de osteoartrite, onde a cartilagem que reveste os ossos do quadril amolece e se desgasta, causando dor e rigidez.

A cirurgia que Nilda tanto deseja serve para substituir os ossos desgastados e voltarem os movimentos da perna. "O médico disse que não tem remédio para a doença e que o alívio da dor e da correção da perna só melhora após a operação", comenta.

Nilda conta que de uns tempos para cá mal consegue fazer os serviços de casa. O problema começou quando ainda era criança, mas com o tempo foi se agravando. No começo da doença, Nilda procurou um médico, mas foi informada que não poderia ser operada porque era muito nova.

“Ele disse que se me operasse e colocasse uma prótese eu não iria agüentar, mas o duro que os anos foram passando e a dor foi aumentando. Hoje vejo a minha perna afinando sem poder fazer nada”, disse.

Há seis meses, Nilda voltou ao médico ortopedista, porém teve uma notícia que não a agradou. O problema não era mais a cirurgia que não podia fazer, mas o tempo de espera na fila.

“Ele disse que eu tenho que entrar em uma fila para ser operada, que pode demorar de um a cinco anos. Ao contrário, só entrando na Justiça para acelerar o procedimento. Eu vivo a base de dipirona e diclofenaco para aliviar as dores. O jeito vai ser esperar na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) porque não tenho condições de pagar”, lamenta.

Dificuldade - Além do problema de saúde, Nilda sofre com o filho e o marido que são dependentes químicos. O filho, Wellington, de 22 anos, usa pasta-base de cocaína, já se internou três vezes.

O marido, Wilson, de 49 anos, que trabalha como mecânico em casa, luta há 12 anos contra o alcoolismo. “Preciso de saúde para ajudar meu filho e meu marido. Estou vendo a minha família se acabando sem poder fazer nada”.

Nilda diz que tem medo de Wellington ter o mesmo destino do filho mais velho, que morreu em setembro do ano passado. “Ele era usuário de drogas também e foi encontrado morto em uma varanda de uma casa. Até hoje ninguém sabe como ele morreu.”



Sem a imprensa não somos nada, quanto mais gente recorrer a ela para mostrar o que estamos precisando, mais rápido seremos atendidos. Então só nos resta ir a jornais, TVs e mostrar como é o atendimento.
 
silvia guimaraes em 13/05/2013 15:06:52
Oriento esta senhora a procurar o Meritíssimo Juiz de Ponta Porã, aquele que ameaçou de prisão o Governador e a Secretária de Saúde, caso não internassem o Maníaco da Cruz.
Quem sabe ele não resolve esta situação?
 
José Fernandes de Moura em 13/05/2013 10:54:32
o problema e que o sus paga pela cirurgia cobre e a cirurgia ja foi ate paga com o numero de cadastro do cartao do sus mais a cirurgia nao foi feita, e o centro de regulacao pra vagas de cirurgia sao administrados por pessoas que fazem a fila nao andar porque vivem encaixando pacientes na frente por QI que os medicos , enfermeiros pedem e sao encaixados ai os primeiros voltam pro final da fila.. ja vi isso acontecer no interior do estado na capital deve ser igual, a fila pra rx perna fila mais ou menos 6 meses... isto e um absurdo..
 
joao da silva em 13/05/2013 09:34:40
Minha mãe também esta esperando uma cirurgia no joelho, vai completar 2 anos de espera! E até para entrar na justiça o SUS não fornece laudo para apresentar na Procuradoria. O negócio é confiar em Deus e muita oração!
 
Suelen Medeiros em 13/05/2013 08:42:59
Eu particularmente cansei de esperar e desisti,enquanto isso...
 
walter oliveira em 13/05/2013 08:25:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions