ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Na madrugada mais fria do ano, só 7 moradores de rua aceitam acolhimento

Conforme a Seas, nos últimos oito dias, foram realizadas 200 abordagens, com 85 recusas e 68 acolhimentos

Por Viviane Oliveira e Bruna Marques | 28/05/2024 09:46
Moradores de rua dormindo debaixo de cobertura de trailer na Avenida Bandeirantes (Foto: Marcos Maluf)
Moradores de rua dormindo debaixo de cobertura de trailer na Avenida Bandeirantes (Foto: Marcos Maluf)

Nas últimas 24 horas, dos 28 moradores vivendo em situação de rua abordados pela equipe da Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), apenas 7 aceitaram acolhimento. Também foram entregues seis cobertores.

A madrugada desta terça-feira (28), foi a mais fria do ano com temperatura na casa dos 10,2ºC, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Para amanhã, está previsto mais frio com mínima de 9ºC. A temperatura sobe gradativamente, com máximas de 23ºC na quinta e 25ºC na sexta-feira.

Conforme a Seas, nos últimos oito dias, foram realizadas 200 abordagens, com 85 recusas e 68 acolhimentos. No total, foram distribuídos 62 cobertores. As pessoas que aceitam o acolhimento são encaminhadas para uma das duas UAIFA’s (Unidades de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias) ou para a Casa de Passagem Resgate, destinada aos migrantes.

Romualdo dormindo ao lado dos colegas (Foto: Marcos Maluf)
Romualdo dormindo ao lado dos colegas (Foto: Marcos Maluf)

Nas unidades são oferecidas quatro refeições diárias, feitas por nutricionistas da SAS. Os alojamentos são individuais para grupos familiares.

Vivendo em situação de rua, o autônomo Romualdo Jesus Lopes, de 33 anos, disse que geralmente vai para o Centro POP, mas durante à noite a instituição fecha. “Mesmo enrolado na coberta passei muito frio. Fez muito frio nesta noite”, contou.

Ele dormia debaixo de uma cobertura de trailer de lanches, na Avenida Bandeirantes, com mais dois colegas, cada um com o seu cobertor. Segundo Romualdo, nesta noite não se deparou com ninguém da abordagem.

Conforme o Seas, as equipes se revezam nos plantões e percorrem as sete regiões da Capital, todos os dias da semana, incluindo feriados, atendendo às ocorrências e chamados da população, 24 horas por dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias