ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Na Páscoa da pandemia, Via Sacra termina com orações em posto de saúde lotado

Fiéis respeitaram o distanciamento e usaram máscaras de proteção durante a celebraçao da Via Sacra

Adriano Fernandes e Jhefferson Gamarra | 31/03/2021 22:54
Fieis reando em frente à Upa da Coronel Antonino. (Foto: Paulo Francis) 
Fieis reando em frente à Upa da Coronel Antonino. (Foto: Paulo Francis)

Mesmo em meio à pandemia, os fiéis da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Bairro Monte Castelo, não quiseram deixar de manter uma das maiores tradições da fé crista, a Via Sacra. Em nome das famílias das vítimas da covid-19 e dos profissionais que atuam no combate a doença, que nesta noite (31) cerca de 30 pessoas, se reuniram para rezarem em frente à UPA (Unida de Pronto Atendimento Comunitário) do Bairro Coronel Antonino.

Fieis levaram imagens de santos para a celebração. (Foto: Paulo Francis) 
Fieis levaram imagens de santos para a celebração. (Foto: Paulo Francis)

Todos respeitaram o distanciamento, usaram máscaras de proteção e ressaltaram que manter a fé é a melhor forma de passar por esse momento tão difícil.

"Os paciente com covid, os profissionais de saúde e familiares de pessoas que morreram com covid estão carregando uma cruz muito grande. Todas as unidades de saúde de todo o Brasil precisam de oração e de muita fé para atravessar esse momento", comentou Marco Antônio Souza, marceneiro e fiel da Paroquia São Pedro Apóstolo.

A celebração em frente à unidade de saúde também emocionou os funcionários da Upa. No local estão alguns dos pacientes com covid-19, que aguardam transferência os hospitais da Capital.

"Não tenho religião, mas temos que nos apegar na fé. Estamos passando por um momento de muitas incertezas e inseguranças, quando achávamos que estaria passando as coisas pioraram. Aqui dentro vemos o sofrimento das pessoas com essa doença, achei muito lindo e importante esse gesto feito hoje", comentou a assistente social da UPA, que abdicou de alguns minutos do trabalho para acompanhar a celebração. Ela preferiu não se identificar.

Profissionais da saúde que atuam na Upa, acompanhando a celebração. (Foto: Paulo Francis) 
Profissionais da saúde que atuam na Upa, acompanhando a celebração. (Foto: Paulo Francis)

Para além dos fieis, pessoas que buscaram atendimento na Upa durante esta noite também acompanharam as orações.

"A decisão de fazer a via sacra em frente à UPA partiu da própria igreja, não tem porque deixar em quatro paredes essa celebração tão importante. A via sacra é a representação do calvário de Jesus Cristo. Aqui e em todas unidades de saúde está sendo o calvário de muita gente também, muitas pessoas morreram e chegaram contaminados nesta unidade em busca de tratamento", comenta o padre Adailton Miorin, pároco da igreja São Pedro Apóstolo.

Por cerca de 1 hora os fiéis rezaram as 14 estações que remetem ao percurso de Jesus Cristo até o Monte Calvário. Durante as preces eles pediram misericórdia as mais de 300 mil vitimas que padeceram de covid-19 em todo Brasil. Conforto aos familiares que perderam seus entes queridos para a doença, e proteção aos profissionais da saúde que de dedicam dia e noite em prol da população, que sofre com o vírus.

Pacientes acompanhando a Via Sacra no lado de fora da Upa. (Foto: Paulo Francis) 
Pacientes acompanhando a Via Sacra no lado de fora da Upa. (Foto: Paulo Francis)





Nos siga no Google Notícias